O Palmeiras perdeu por 3 a 2 nos pênaltis para o Al-Ahly, nesta quinta-feira, após empate por 0 a 0 no tempo normal, e acabou o Mundial de Clubes da Fifa na 4ª colocação.
Foi a pior participação de um clube brasileiro no torneio da entidade máxima do futebol. Antes, todas as equipes do país haviam terminado pelo menos em 3º.
Em campo, o Al-Ahly teve um ótimo início de 1º tempo, tocando bem a bola e empurrando o Palmeiras para seu campo de defesa.
Com a marcação adiantada, os egípcios forçavam constantes erros de saída de bola por parte do Alviverde, deixando o goleiro Weverton irritado.
O lance mais emblemático aconteceu aos 28: Felipe Melo falhou feio, El Soulia bateu cruzado e tirou tinta da trave, na melhor chance do jogo até ali.
O Verdão só conseguiu se arrumar em campo nos minutos finais, e até conseguiu criar duas boas chances.
Aos 39, Viña cruzou da esquerda, Rony desviou de cabeça e exigiu grande defesa do goleiro El Shenawi, que tirou com a ponta dos dedos.
No lance seguinte, Luiz Adriano subiu bem em cobrança de escanteio e testou firme, mas El Shenawi agarrou sem dar rebote.
No 2º tempo, o Palmeiras mudou de postura e melhorou bastante, passando a ter domínio territorial, mas sem criar grandes ameaças.
Nos contra-ataques, o Al-Ahly ameaçava: aos 21, El Soulia recebeu cruzamento da direita e acertou um lindo voleio, exigindo grande espalmada de Weverton.
O Alviverde só conseguiu responder bem aos 34, quando Patrick de Paula recebeu enfiada, invadiu a área e bateu cruzado com perigo.
Em ritmo de amistoso, a jogo acabou mesmo no 0 a 0, e a definição da medalha de bronze foi para os pênaltis.
Na marca da cal, El Shenawi pegou a batida de Rony, mas Weverton respondeu espalmando a de El Soulia.
Na sequência, Luiz Adriano bateu para fora. No entanto, Marwan também errou e carimbou a trave.
Gustavo Scarpa foi o 1º a finalmente converter para o Palmeiras, e depois Gustavo Gómez também colocou nas redes.
Na hora decisiva, porém, Felipe Melo parou nas mãos de El Shenawi, e o Verdão se despediu do Mundial de forma melancólica.