Protesto de ambulantes bloqueia trânsito em ruas do Centro de Maceió

Cortesia

Um grupo de ambulantes bloqueou, no fim da manhã desta segunda-feira, 02, o cruzamento da Ladeira dos Martírios com a Rua do Sol, no Centro de Maceió, em protesto contra ações supostamente truculentas da Prefeitura de Maceió.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió (Semscs) está realizando o ordenamento do Centro de Maceió com o intuito de disciplinar o uso do espaço pelos ambulantes. Na última sexta-feira, 30, duranta uma fiscalização da secretária para apurar a denúncia de venda de materias irregulares e tráfico de drogas, houve uma confusão e os ambulantes acusam os agentes de agressão.

Hoje, com o intuito de pedir providências sobre o caso a Prefeitura de Maceió, os ambulantes atearam fogo em pneus e galhos de árvores e fecharam o acesso as duas vias. Com isso, o trânsito ficou caótico na região.

De acordo com o ambulante Cícero, os fiscais estão apreendendo os carrinhos com mercadorias e um deles chegou a agredir um dos ambulantes a coronhadas. “Na semana passada, um dos fiscais segurou o rapaz enquanto o outro, que é um suposto policial civil, batia nele com uma pistola. Ele chegou a dizer que sabia onde cada um de nós morávamos. Queremos providências das autoridades. Somos trabalhadores e temos nossos direitos”, disse o ambulante.

Por volta das 13h30, o protesto foi encerrado após negociações com o Centro de Gerenciamento de Crises, que conseguiu que uma equipe da Prefeitura de Maceió fosse ao local conversar com os ambulantes.

Apesar do fim do protesto, o trânsito ainda ficou bloqueado por alguns minutos até que o Corpo de Bombeiros apagasse totalmente as chamas e realizasse a retirada dos resíduos das vias.

Por meio de nota, a Semscs negou que ambulantes ficaram feridos durante ação na última sexta-feira, 30, no Centro de Maceió e ressaltou ainda que não apoia nenhum tipo de violência.

Confira a nota: 

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social informa que durante a fiscalização realizada na última sexta-feira (30), em que apurava denúncias de vendas de materiais irregulares e tráfico de drogas, apreendeu mercadorias ilegais, irregulares e coibiu o trabalho infantil. Nenhum ambulante ficou ferido. A Secretaria reforça que não apoia nenhum tipo de violência e orienta que em caso de agressão física, as vítimas devem procurar uma delegacia da Polícia Civil para que os responsáveis sejam identificados e punidos.

Veja Mais

Deixe um comentário