Nova tempestade de areia atinge ao menos 11 cidades do interior de SP; entenda o fenômeno

O estado de São Paulo registrou na quinta-feira (14) mais uma tempestade de areia.

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno aconteceu em ao menos em 11 municípios: Ribeirão Preto, Jardinópolis, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Colômbia, Serrana e Sertãozinho.

É a quarta vez que grandes nuvens de poeira são registradas no interior paulista em menos de três semanas.

Segundo especialistas, a principal causa destes eventos é o fim do período de estiagem.

A tempestade de poeira ocorre especialmente em áreas de plantação. Isso porque, quando chega uma frente fria ou uma rajada de vento, todo o material solto na superfície levanta.

“Esta é uma área muito agrícola e que passou por uma estiagem por um período bem longo. Em alguns lugares, devido a estiagem, ficam com a fuligem da queimada solta sob a superfície, e quando chega uma frente fria e chove, acontece um choque térmico, o que levanta a poeira”, explicou Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) à CNN.

De acordo com o especialista, o fenômeno é uma mistura de poeira, poluição e queimadas, e é algo que pode acontecer mais vezes, mas que deve cessar em breve.

“A chuva está chegando nessa região de São Paulo, o que limpa o local. Então diria que [essas tempestades de poeira] estão com os dias contados.”

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Como vivia a mulher mantida em cativeiro pelo tio por 10 anos

Desaparecida desde 2015, ela foi resgatada de cativeiro localizado em uma área de difícil acesso no interior da Bahia nesta sexta (20). A vítima entrou em contato com a família através de uma rede social e pediu socorro; agressor fugiu e é procurado.

Deixe um comentário