Bruce Willis não está só: conheça celebridades vítimas de afasia

Distúrbio compromete a capacidade de seus pacientes de se expressarem ou de compreenderem informações após terem sofrido lesões cerebrais

Emilia Clarke, Bruce Willis, Sharon Stone e Randy Travis (Foto: divulgação, reprodução e Getty)

O ator Bruce Willis teve uma pausa em sua carreira divulgada por sua família, que informou que o astro de 67 anos sofria de afasia, um distúrbio que compromete a capacidade de seus pacientes de se expressarem ou de compreenderem informações.

A afasia ocorre, normalmente, após pessoas sofrerem lesões cerebrais, principalmente no hemisfério esquerdo do cérebro, fazendo com que seus pacientes tenham a comunicação comprometida. E Willis definitivamente não está só: listamos abaixo dez outras celebridades que tiveram sua comunicação comprometida e que tiveram ou têm o mesmo diagnóstico do ator de ‘O Sexto Sentido’.

EMILIA CLARKE
Logo após encerrar as gravações da primeira temporada de ‘Game of Thrones’ em 2011, a atriz foi obrigada a passar por uma cirurgia no cérebro por conta de um aneurisma. Duas semanas depois da intevenção, ela não conseguia se lembrar de seu nome. “Eu sofria de uma condição chamada afasia, consequência do trauma que meu cérebro sofreu”, disse ela à People. Felizmente para a atriz que interpretou Daeneris Targarien, sua afasia foi temporária. “Fui mandado de volta para a UTI e, depois de cerca de uma semana, a afasia passou. Consegui falar”, comemorou.

SHARON STONE
Em 2001, a estrela de ‘Instinto Selvagem’ sofreu um derrame que, de acordo com publicações da época, fez com que a atriz tivesse um sangramento interno por nove dias. A estrela revelou que passou os dois anos seguintes “aprendendo a andar e falar novamente”, ambos sintomas de afasia. “Eu voltei para casa daquele derrame gaguejando, não consegui ler por dois anos”, disse ela. “… Tem sido uma jornada humilhante: eu estava em Law & Order… e tive dificuldades com minhas falas. Posso falar sobre isso agora porque estou bem agora”, confidenciou.

RANDY TRAVIS
A lenda da música country foi hospitalizada por causa de cardiomiopatia viral, um vírus que ataca o coração, além de ter sofrido um derrame em 2013. O vencedor do Grammy perdeu a capacidade de falar e compreender a linguagem, o que o levou a se afastar dos palcos e de eventos públicos. Travis descreveu sua luta contra a afasia no livro ‘Forever and Ever, Amen: A Memoir of Music, Faith, and Braving the Storms of Life’, onde relata: “No meu caso, meu cérebro estava funcionando e pude entender o que Mary [esposa de Travis] me disse, mas não consegui responder em nada próximo a uma frase. Quando voltamos para casa, eu mal conseguia falar. Passamos três meses em terapia da fala antes de eu aprender a dizer a letra ‘A'”

DICK CLARK
O icônico DJ e apresentador de TV de 2004 que o deixou com paralisia do lado direito e foi acometido por afasia, que tirou sua capacidade de proferir inclusive o slogan que repetiu em boa parte da carreira. Entretanto, ele conseguiu se recuperar e voltar à atividade, apresentando programas e apresentando-se até sua morte em 2012.

HAROLD ROBBINS
O autor Harold Robbins sofreu um derrame em 1982 que o deixou com um leve caso de afasia, que às vezes bloqueava sua capacidade de colocar pensamentos em palavras. Ele também sofria de doenças no quadril que o mantinham em uma cadeira de rodas.

PATRICIA NEAL
Patricia Neal, que ganhou um Oscar em 1964 por ‘O Indomado’, morreu em 2010, aos 84 anos. A estrela sofreu três derrames enquanto ela estava grávida de seu quinto filho e ficou paralisada com afasia grave. Nail finalmente recuperou a mobilidade, mas lutou em proferir palavras por dois anos.

KIRK DOUGLAS
O ator Kirk Douglas, falecido em 2020 aos 103 anos, sofreu um derrame em 1996 que mudou definitivamente sua relação com a linguagem, fazendo com que ele lutasse contra a afasia até sua morte.

ELLEN CORBY
Vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz por seu papel na série ‘The Waltons’ e de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme ‘I Remember Mama’, Ellen quase teve a carreira interrompida em 1976 após sofrer um derrame e ter afasia como sequela.

TERRY JONES
Terry Jones, membro da trupe humorística Monty Python, começou a ter dificuldades de fala em 2014 e, estranhamente, não conseguia se lembrar de suas falas. No ano seguinte, Jones foi diagnosticado afasia progressiva primária, um subtipo de demência frontotemporal.

MARC MCEWEN
O famoso homem do tempo da TV americana, que também cobriu premiações, Olimpíadas e entrevistou cinco diferentes presidentes dos EUA, sofreu um derrame em 2005. Ele contou sua luta contra a afasia no livro ‘Change in the Weather: Life After Stroke’, relatando como cantar músicas de Stevie Wonder e dos Beatles o ajudou a falar com mais fluência.

Fonte: Monet

Veja Mais

Deixe um comentário