O Instituto DataSensus, em parceria com o site Política Alagoana, divulgou nova pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado e para a vaga no Senado Federal.
Na disputa para chefe do Executivo Estadual, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) lidera no cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados); enquanto o número de indecisos ainda é predominante no cenário espontâneo.
PESQUISA ESTIMULADA
No cenário estimulado, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) aparece na liderança; seguido do governador Paulo Dantas (MDB) e do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD). Os três pré-candidatos somam 64% das intenções de votos.
No mesmo cenário, mais de 30% dos entrevistados ainda seguem indecisos ou têm a intenção de votar branco ou nulo.
O professor Cícero Albuquerque (PSOL); o ex-deputado estadual Regis Cavalcante (Cidadania) e a socióloga Mônica Carvalho (Solidariedade) também pontuaram na pesquisa. (Confira os números)
- Rodrigo Cunha – 24%
- Paulo Dantas – 21%
- Rui Palmeira – 19%
- Cícero Albuquerque – 2%
- Regis Cavalcante – 2%
- Mônica Carvalho – 1%
- Nenhum dos candidatos citados – 11%
- Brancos e nulos – 4%
- Não sabe ou não opinou – 16%
PESQUISA ESPONTÂNEA
No cenário espontâneo, o número de pessoas indecisas ultrapassa os 77% e se une aos 4,5% de eleitores que declararam que votarão branco ou nulo. Este número é superior ao que foi divulgado no levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, no dia 3 de maio.
Entre os candidatos, neste cenário, o governador Paulo Dantas aparece na liderença; seguido de Rodrigo Cunha e Rui Palmeira. Os três primeiros candidatos somam menos de 17% das intenções de voto. (Confira os números)
- Indecisos – 77,2%
- Paulo Dantas – 9,2%
- Rodrigo Cunha – 5,2%
- Rui Palmeira – 2,4%
- Cícero Albuquerque – 0,2%
- Regis Cavalcante – 0,2%
- Mônica Carvalho – 0,1%
- Fernando Collor – 0,1%
- Branco ou nulo – 4,5 %
SENADO
Na disputa pela cadeira alagoana no Senado Federal, o ex-governador Renan Filho (MDB) segue liderando as pesquisas, seguido do senador Fernando Collor (PTB) e dos deputados estaduais, Davi Davino Filho (PP) e Antônio Albuquerque (Republicanos). O ex-superintendente do Incra/AL, Mário Agra (PSOL), também pontuou. (Confira abaixo)
- Renan Filho – 39%
- Fernando Collor – 18%
- Davi Davino Filho – 8%
- Antonio Albuquerque – 4%
- Mário Agra – 1%
- Nenhum – 8%
- Branco e nulo – 4%
- Não sabe, não opinou – 11%.
METODOLOGIA
O resultado da pesquisa é fruto de 5 mil entrevistas com eleitores dos 102 municípios alagoanos. A margem de erro é de 1,4%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o código: AL-1243/2022.