Estagiária salva bebê de 2 dias engasgado com leite materno

Imagem meramente ilustrativa

A culpa é do estagiário! A ‘máxima’ pejorativa utilizada para justificar erros de estagiários e aprendizes foi subvertida nesta quinta-feira (2), em Maceió. Uma estagiária de jornalismo que integra a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas ajudou no salvamento de uma criança de apenas dois dias, que se engasgou com leite materno.

O caso ocorreu em um residencial localizado no bairro Antares, na capital alagoana. A estudante Yasmin Evangelista aplicou a manobra de Heimlich no recém-nascido e conseguiu desengasgá-lo. Após o resgate dramático, uma unidade do CB foi acionado e encaminhou a criança para a UPA do Benedito Bentes.

Este foi o segundo caso de engasgo registrado pelos Bombeiros nas últimas 24h. O segundo ocorreu na cidade de Arapiraca. A criança, a menina de 17 dias se engasgou enquanto amamentava. Os pais correram até a base da corporação, onde o bebê teve as vias aéreas desobstruída com a mesma manobra e, posteriormente, foi encaminhado para o Hospital de Emergência do Agreste. SAIBA MAIS AQUI.

Como realizar a Manobra de Heimlich em um bebê?

Para uma manobra de sucesso, o primeiro passo é ter calma, e em seguida, seguir as seguintes instruções:

– Deite a criança sobre seu braço, de bruços;

– Certifique-se de que a cabeça esteja um pouco mais baixa que o tronco;

– Verifique se há algum objeto na boca que possa ser retirado com as mãos;

– Se não conseguir tirar o objeto ou o sólido, incline-a de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas e dê cinco palmadas com a base da mão no meio das costas;

– Se o engasgo permanecer, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos sobre o tórax, na região entre os mamilos;

– Caso ainda não seja possível visualizar e retirar o objeto, as compressões devem continuar até a chegada do serviço de emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Durante a chegada do atendimento, continue com a realização do procedimento com calma.

O Corpo de Bombeiros orienta que caso uma pessoa leiga encontre um caso de asfixia, ligue para o 193 (Bombeiros) e siga as instruções que serão dadas via telefone até a chegada de atendimento profissional.

Veja Mais

Deixe um comentário