Ao ser proclamado rei, Charles III diz que seguirá o exemplo da mãe

"Prometo dedicar o resto da minha vida para esta tarefa pesada que me coube", ressaltou o novo monarca.

Embora tenha se tornado monarca desde a morte da mãe, Elizabeth II, Charles Philip Arthur George foi proclamado oficialmente rei Charles III neste sábado (10/9). Pela primeira vez, a TV transmitiu o evento.

A cerimônia do Conselho de Ascensão aconteceu nos Apartamentos de Estado do Palácio de St. James, em Londres. Na primeira parte, o rei não esteve presente. Na segunda, assim que foi convidado a participar da reunião do conselho, Charles III disse que tentará seguir o exemplo de Elizabeth II.

“Minha mãe deu um exemplo de amor ao longo da vida e de serviço altruísta. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção. Vou tentar seguir o exemplo inspirador que recebi, mantendo o governo constitucional e a paz. Prometo dedicar o resto da minha vida para esta tarefa pesada que me coube”, ressaltou.

A cerimônia foi aberta com o Garter King of Arms (Rei das Armas Principal, em tradução livre) lendo a primeira e oficial proclamação do novo monarca. Trombetas tocaram anunciando o hino God Save The King (Deus salve o rei), e o público aplaudiu. As bandeiras estão hasteadas completamente (e permanecerão assim pelas próximas 24 horas), e saudações reais foram disparadas no Hyde Park e na Torre de Londres, nos primeiros 10 minutos da solenidade.

A celebração é considerada como marcante, porque uma pequena quantidade de cidadãos teve permissão para entrar na área do Friary Court. É a primeira vez que o público conseguiu acesso ao local. É um momento raro.

Após a proclamação no Friary Court, por volta das 11h20, os trompetistas do Estado e os Arautos formaram uma procissão de veículos. Eles se direcionaram para o Royal Exchange na Cidade de Londres, onde outra proclamação foi lida.

Antes do início da cerimônia, o evento reuniu pessoas ao redor do Buckingham Palace. Turistas e moradores se posicionaram atrás das grades para prestar respeito e homenagem à realeza. O público era majoritariamente adulto, mas muitas famílias com crianças foram vistas no local.

O clima não era mais de luto, como na última sexta-feira (9/9), mas sim de expectativa e curiosidade para ver o rei Charles III e sua esposa, a rainha consorte Camilla, caso eles aparecessem em público.

“Não sabemos se o rei Charles vai aparecer aqui hoje, mas vamos ficar por aqui até vê-lo”, disse uma mulher. Até os policiais responsáveis por organizar a segurança do local não sabiam se o novo rei iria passar pelo The Mall, avenida principal que leva ao Palácio de Buckingham.

Isso, porém, não desanimou o público. O britânico Simon Jupp, 53 anos, e sua esposa viajaram uma hora até Londres para a celebração pública. “Nós precisávamos estar aqui neste momento. O clima da cidade está convidativo e tranquilo, é bonito de se ver.”

Sobre como será o novo reinado, ele aposta: “Eu acho que Charles vai ser um ótimo rei. Apesar de estar lidando com o luto de seus pais, que morreram em períodos tão próximos, ele tem postura, e tem se preparado desde o nascimento para este título”. Jupp também elogiou o governo de Elizabeth II. “Ela foi uma mulher admirável. Fez muito pelo Reino Unido e pela Commonwealth.”

Quem é Charles

Charles nasceu no Palácio de Buckingham, às 21h14 de 14 de novembro de 1948. Como herdeiro do trono britânico, recebeu inúmeros títulos de nobreza. De acordo com as regras palacianas, era identificado oficialmente como His Royal Highness Prince Charles Philip Arthur George, Prince of Wales, Duke of Cornwall, Duke of Rothesay, Duke of Edinburgh, Earl of Chester, Earl of Carrick, Earl of Merioneth, Baron of Renfrew, Baron Greenwich, Lord of the Isles and Great Steward of Scotland, KG, KT, GCB, OM, AK, QSO, CC, PC, ADC.

O mais importante deles, antes da coroa, foi o título de príncipe de Gales, criado para o herdeiro do trono britânico em 1969. Com a morte do pai, o príncipe Philip, Charles também herdou o título de duque de Edimburgo.

Fonte: Metropoles

Veja Mais

Deixe um comentário