Mais de 2,3 milhões de alagoanos devem ir às urnas neste domingo (2) escolher entre os oito candidatos ao governo, cinco ao Senado, 184 à Câmara Federal e outros 282 à Assembleia Legislativa de Alagoas. A votação se inicia às 8h e se encerra às 17h. Pela primeira vez, o resultado será divulgado pelo horário de Brasília. Anteriormente, as cidades com fuso horário, divulgavam o resultado primeiro. A previsão é de que até às 20h30 os vencedores sejam conhecidos.
Desde o último pleito, a justiça eleitoral brasileira endureceu as medidas de combate a notícias falsas, além de impor restrições a eleitores. Este ano, não será permitido que o eleitor entre com aparelhos eletrônico na cabine de votação.
A desinformação, mais uma vez, foi grande aliada de alguns políticos. Segundo levantamento da própria justiça, os ataques das fakenews se intensificaram a partir de maio deste ano, principalmente com questionamentos à credibilidade das urnas eletrônicas, sistema seguro, auditável e modelo para todo o mundo.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Otávio Leão Praxedes, concede entrevista coletiva na abertura da votação e no encerramento. Neste sábado foi realizada a cerimônia para impressão da zerézima com a participação de integrantes do Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas.
Em caso de dúvida sobre o local de votação, clique aqui.