O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informa que é falso o vídeo que circula nas redes sociais questionando o resultado da seção 542, da 1ª Zona Eleitoral de Maceió, seção específica para voto em trânsito. O TRE esclarece que pode haver divergência entre a quantidade de eleitores aptos para a eleição federal (presidente) e a eleição estadual (governador, senador e deputados federais e estaduais).
Segundo o TRE alagoano, isso se dá porque quando os eleitores solicitam o voto em trânsito para outro Estado, ele é habilitado apenas para votar para o cargo de presidente. E quem solicita para municípios dentro do mesmo Estado vota para todos os cargos.
No caso específico do vídeo desmentido, dos 204 eleitores que solicitaram voto em trânsito para esta seção, 81 eleitores são domiciliados em Alagoas e 123 eleitores são de outros Estados. Inclusive, a quantidade de eleitores aptos nas seções específicas para o voto em trânsito pode ser diferente no 1º e no 2º turno, já que cabe ao eleitor decidir em qual turno quer votar ou se quer votar em ambos.