Um homem foi preso suspeito de invadir a casa de uma família em Santa Maria, no Distrito Federal, na tarde desta quinta-feira (13). No momento do crime, apenas a neta dos donos do imóvel, de 12 anos, estava no local.
Quando percebeu que a casa estava sendo invadida, a menina ligou para os avós, que falaram para ela chamar a Polícia Militar. A corporação foi acionada e, em um primeiro momento, a equipe achou que a ligação era trote. Apenas na segunda tentativa, militares foram enviados ao local.
O casal de idosos voltou às pressas e, quando chegou ao imóvel, deu de cara com o suspeito, já carregando um veículo com uma televisão, computador e eletrodomésticos. Eles lutaram com o homem, que conseguiu fugir, mas foi preso em seguida. O idoso, de 63 anos, machucou o pé e ralou os ombros e os braços enquanto tentava conter o criminoso.
“Grudei com ele e disse: ‘Seja o que Deus quiser’. Rolei no chão, mas ele [era] um cara novo, forte. Minha mulher entrou no meio. Ele bateu nela, empurrou, derrubou também, mas não deu para vencer ele”, contou o idoso, que não quis se identificar, à TV Globo.
Invasão
Segundo o dono da casa, momentos antes do crime, ele a esposa saíram, mas a neta preferiu ficar no local. “Foi coisa de 10 minutinhos. Ela ligou, desesperada, falando: ‘Vô, tem gente quebrando o portão, já entrou, está arrombando a porta para entrar”, contou o idoso.
O homem afirma que, assim que viu o suspeito quebrando o cadeado da casa, a adolescente se trancou no quarto e ligou para o avô. Ele, então, orientou que ela ligasse para a Polícia Militar.
“A polícia disse que era trote e desligou. Ela ligou de novo e falou: ‘Pelo amor de Deus, me ajuda, eu estou dentro de casa sozinha e tem um ladrão dentro de casa’. Aí, a polícia veio correndo”, disse o homem.
O g1 questionou a Polícia Militar sobre o motivo da ligação ter sido desligada, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
De acordo com os relatos, a menina continuou trancada dentro do quarto, enquanto o criminoso roubava eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos da casa. Ele fugiu sem levar nada.
Perseguição
Em seguida, a Polícia Militar chegou ao local e encontrou o suspeito em fuga. Cerca de dez viaturas e um helicóptero iniciaram uma perseguição.
O criminoso abandonou o carro e entrou na mata, próximo à DF-290. Ele tentou se esconder em uma vala, mas foi preso e levado para a delegacia do Gama. Os bens roubados foram recuperados.
Segundo a polícia, o homem já tinha passagens por furto, roubo e receptação de veículo, além de direção perigosa.
“Ele foi preso pela prática de roubo impróprio, porque ele empregou a violência após subtrair os objetos, e está sujeito a uma pena de 4 a 10 anos, com agravante por ter duas pessoas idosas”, explicou o delegado Paulo Roberto Lira.