Um menino de sete anos de idade foi deixado pela família na casa de uma vizinha no Vergel do lago, parte baixa de Maceió. O Conselho Tutelar confirmou a informação e afirmou que apesar de a criança ter sido abandonada na noite da última quinta-feira (05), o conselho só tomou conhecimento da situação nesta segunda-feira, 09.
“Só hoje tomamos conhecimento do caso e estamos tomando as medidas necessárias. Segundo a vizinha, a mãe teria deixado o menino na porta da casa dela dizendo que iria até um mercadinho. Os dias foram passando e a mãe não voltou, foi aí que a vizinha buscou o conselho tutelar”, explicou o conselheiro da região, Vinícius Eloi.
A vizinha alega que conhecia pouco a mãe da criança e diz não ter informações sobre ela ou o paradeiro dela. Agora o Conselho Tutelar tenta obter informações sobre familiares do menino. “Encaminhamos a foto da criança para algumas instituições e ninguém conseguiu, por enquanto, identificar a família dele. Não temos informações sobre o nome da mãe da criança, nem onde a criança morava”, afirmou Eloi.
A criança foi encaminhada para o Conselho Tutelar da região e uma medida de proteção será aplicada, institucionalizando a criança e garantindo assim os direitos necessários para o andamento da vida de dele. Ainda segundo o conselheiro, o caso será encaminhado para 28º Vara para que a Justiça e o Ministério Público possam tomar as medidas judiciais cabíveis.
Além disso, o menino chegou a relatar situações de maus-tratos e o Conselho Tutelar afirmou ter localizado algumas marcas de violência pelo corpo dele.
O conselheiro destacou ainda que abandono de menor é crime. “É importante enfatizar para pais e responsáveis que abandono é uma prática ilegal. Se você não tem condições de criar o seu filho, é possível encaminhá-lo a instituições ou buscar ajuda junto ao projeto ‘mãe consciente’ do TJ, uma vez que a entrega voluntária não é crime, crime é este abandono”, disse o conselheiro.
O Conselho Tutelar está divulgando uma foto do menor com o objetivo de localizar familiares. Quem tiver informações sobre a família da criança, pode entrar em contato com através dos telefones: 3312-5936 ou 98882-8278.