A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esclareceu detalhes sobre o projeto de mobilidade urbana que propõe a abertura do Corredor Vera Arruda, localizado no bairro da Jatiúca, parte baixa de Maceió, para o trânsito de veículos e, desta forma, tentar acelerar os trajetos, sobretudo no que diz respeito ao transporte coletivo.
A proposta vem dividindo a opinião dos maceioenses nas redes sociais. Enquanto alguns se mostram contrários ao projeto, alegando que o Corredor Vera Arruda não deve sofrer este tipo de intervenção, outros avaliam a situação como uma oportunidade de reduzir os congestionamentos na parte baixa da cidade, sobretudo nos chamados horários de pico.
A situação proposta para o Corredor Vera Arruda, segundo o titular da SMTT, André Costa, está em fase de consulta pública e faz parte de um contexto maior, uma vez que há um problema para ser resolvido. “A população tem sofrido, perdendo muito tempo no trânsito, inclusive na parte baixa. São necessárias ações baseadas em experiência que a gente tem visto em outras capitais do Brasil e do mundo, para que a gente possa trazer estas melhorias”, disse o superintendente.
Durante a coletiva, Costa garantiu que a proposta para o corredor Vera Arruda é de uma intervenção pequena e que a praça não será “destruída”, ou sequer “descaracterizada”. Atualmente, duas das 15 vias do corredor já são abertas para a circulação de veículos e o órgão estima um fluxo de 2,5 mil veículos por hora, durante os horários de pico.
Na proposta, a SMTT esclarece que as vias ficariam abertas entre as 7h e 19h durante os dias de semana, destinando agentes para fiscalizar um possível tráfego irregular após o horário permitido.
Foco no transporte público
De acordo com o superintendente da SMTT, os usuários do transporte coletivo seriam os maiores beneficiados pela medida, caso adotada. Segundo ele, a proposta inclui o acréscimo de até três linhas adicionais de ônibus, o que pode significar uma redução de até 14 minutos no tempo do trajeto na região.