Dicas para renegociar suas dívidas e limpar seu nome

Sabia que a população brasileira está batendo recordes na quantidade de endividados?

Pois é, infelizmente, o cenário de endividamento brasileiro não para de crescer em decorrência de inúmeros fatores, mas os principais são: cenário econômico mundial atual e falta de organização financeira da população.

Então, se você quer manter-se bem longe desse cenário, leia o conteúdo a seguir e entenda como renegociar as suas dívidas e limpar o seu nome!

Qual a importância da organização financeira?

O cenário de endividamento dos brasileiros está batendo recordes nos últimos anos.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Serasa, o Brasil teve 70,1 milhões de inadimplentes em janeiro de 2023, com um valor médio de R$ 4.612,3.

Esse cenário indica um recorde de endividamento em 5 anos.

Isso é muito preocupante.

Diante disso, ressaltamos a importância de ter uma organização financeira assertiva, para que você saia o mais rápido possível desse cenário, ou, até mesmo, nem entre.

Além disso, manter as suas finanças organizadas e em dia, sejam elas pessoais ou empresariais, proporciona inúmeros benefícios, como relacionamento saudável com o dinheiro, tomada de decisão assertiva, evita endividamento, redução de stress, aumenta as chances de conquistar os seus objetivos (no momento certo), entre outras.

E tudo isso traz paz e tranquilidade a você e a toda a sua família.

Como negociar as suas dívidas e limpar o seu nome?

Estar endividado e com o nome sujo não é algo desejado por ninguém, mas, como mostrado acima, o cenário brasileiro de endividamento está altíssimo.

Então, para você sair de vez desse cenário, separamos as principais dicas de como negociar as suas dívidas e limpar o seu nome:

  • Liste todas as dívidas que você possui em atraso para você ter certeza de qual é o montante que deverá ser negociado.
  • Entenda qual é a parcela mensal que você conseguiria pagar, diante os seus gastos e ganhos mensais. Afinal, não adianta negociar a dívida se você não conseguirá quitá-la, certo? E não se esqueça de considerar possíveis imprevistos nessa conta.
  • Se tiver que escolher, comece pela quitação da dívida que possui o maior juros, uma vez que é essa que está fazendo o maior estrago na sua vida financeira.
  • Questione o banco quantas vezes necessário em todas as suas dúvidas e possibilidade de quitação, e defina qual será a sua estratégia de negociação, a qual pode incluir: pagamento à vista, parcelamento, diminuição ou aumento de prazo, etc.
  • Negocie! Não aceite a primeira proposta do banco e sempre negocie até chegar em um acordo que fique confortável para você e suas possibilidades financeiras.
  • Evite a contratação de novas dívidas! Ao menos que esse novo crédito possua juros baixíssimos e seja negociado para pagar dívidas antigas. Mas, antes de fazer isso, avalie para ter certeza de que é um bom negócio, ok?

Dicas para não fazer mais dívidas e organizar a sua vida financeira

Além de negociar o seu endividamento atual, outro item importantíssimo para manter a longevidade da sua organização financeira é evitar novas dívidas.

Pensando nisso, separamos 6 principais dicas para organizar as suas finanças:

  • Registrar todos os seus ganhos e gastos: É essencial registrar de forma visual todos os valores mensais que entram e saem da sua casa ou empresa. Diante disso, é possível entender quais pontos devem ser revisados para atingir o tão sonhado equilíbrio financeiro mensal.
  • Corte e reduza gastos: É essencial cortar gastos (ou diminuí-los consideravelmente), especialmente nos meses iniciais. E lembre-se, “gastar menos do que você ganha” deve ser um mantra para você e seus familiares.
  • Defina prioridades: Defina quais serão as prioridades do mês com sabedoria e assertividade, de modo que as necessidades familiares/ empresariais sejam atendidas, mas sem prejudicar o planejamento financeiro.
  • Viva abaixo do seu poder aquisitivo: Se possível, uma ótima dica é viver abaixo do que você conseguiria em termos aquisitivos, para investir os recursos economizados e ter mais tranquilidade financeira no futuro.
  • Invista: Economizar dinheiro é um grande feito! Mas, para não o perder, por conta da inflação alta brasileira, é necessário investi-lo de forma diversificada, como renda fixa, renda variável, imóveis, ativos internacionais, etc.
  • Renda extra: Para aumentar os seus ganhos mensais, uma ótima alternativa é fazer renda extra, mesmo que seja apenas temporariamente.

Essas dicas valem para as suas finanças pessoais e empresariais, ok?

Conclusão

Sabemos a importância da organização e planejamento financeiro dentro da sua casa ou empresa, uma vez que proporciona segurança e tranquilidade a todos os envolvidos.

E, se estiver dentro da sua estratégia contratar crédito com juros baixos para quitar as suas dívidas atuais, a CashMe pode te ajudar!

A CashMe, é uma fintech que possui inúmeras modalidades de crédito, como o empréstimo com garantia de imóvel, que podem te auxiliar a quitar as suas dívidas ou aproveitar oportunidades de negócio!

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário