Atriz espanhola de 68 anos causa polêmica com neta gerada por barriga de aluguel com sêmen do filho morto

Celebridade em seu país, Ana Obregón diz que atendeu pedido de Aless Lequio; ela vai criar a criança como sua filha e discussão chegou até ao Parlamento espanhol

Reprodução Instagram

Ana Obregón e a neta, Ana Sara

Ana Obregón, atriz espanhola de 68 anos, virou motivo de debate no Parlamento da Espanha e gerou polêmica em todo o país por ter decidido ter uma neta via barriga de aluguel. Ela perdeu o único filho, Aless Lequio, que morreu aos 27 anos, em decorrência de um câncer raro, e decidiu recorrer a uma barriga de aluguel para realizar o sonho dele de ser pai. A menina, Ana Sandra, completou três semanas, e a atriz virou alvo de críticas.

Aless morreu em 2019 e, segundo Ana contou à revista Hola!, queria muito ser pai. “A primeira coisa que você tem que saber, é que essa menina não é minha filha, mas, sim, minha neta. Ela é filha do Aless e quando ela crescer, eu vou contar pra ela que o pai dela foi um herói. Então, ela saberá quem ela é e o quanto ela é orgulhosa ela deveria ser dele”, disse a atriz na entrevista.

Ana Obregón e o filho, Aless — Foto: Reprodução InstagramAna Obregón e o filho, Aless — Foto: Reprodução Instagram

“Quero que a verdade seja conhecida, claro. Porque não tenho nada a esconder, muito pelo contrário. É motivo de orgulho, é um milagre. Este foi o último desejo de Aless, trazer seu filho ao mundo. Isso se chama ‘testamento holográfico’ e ocorre quando uma pessoa, diante de duas testemunhas, expressa seus últimos desejos, mesmo que, por quaisquer circunstâncias, o notário não possa estar presente naquele momento. Este documento existe e é legal”, contou ela.

“Quando meu filho foi diagnosticado com câncer e estava prestes a iniciar o tratamento quimioterápico, os médicos recomendaram que ele guardasse amostras de seu esperma, caso as drogas o afetassem no futuro, para garantir que ele pudesse ter filhos. Essas amostras foram preservadas nos Estados Unidos. ”, afirmou Ana.

“Morri em 13 de maio de 2020 e nasci de novo em 20 de março de 2023 , assim mesmo. Agora é minha obrigação ser feliz por ela e, além disso, minha estabilidade emocional, neste momento, depende de vê-la cresce feliz”, avisou a atriz, famosa pela série Ana y los Siete e diversos programas de variedades.

Para ter Ana, que legalmente é sua filha, ela recorreu a uma barriga de aluguel nos Estados Unidos – a menina tem cidadania americana -, porque a prática é ilegal na Espanha. Duramente criticada, Ana virou motivo de debate até no Parlamento espanhol, que acreditava como o público em geral, que ela tinha gerado uma filha e não a neta.

“É uma prática que não é legal na Espanha, que é legalmente reconhecida em nosso país como uma forma de violência contra as mulheres “, disse a ministra da Igualdade, Irene Montero, à imprensa. Na web internautas apontaram que Ana vai criar a neta como filha e que isso é injusto com a menina, que provavelmente ficará orfã cedo.

‘Esse debate é absurdo, porque essa técnica de reprodução assistida é usada há muitos anos e é legal em muitos países do mundo. Muitos casais que não podem ter filhos ou casais homossexuais ou por qualquer motivo usam esta técnica. Mas que escândalo é esse agora?”, questionou, pondo fim à discussão de sua parte.

Ana Obregón e a neta, Ana Sara — Foto: Reprodução InstagramAna Obregón e a neta, Ana Sara — Foto: Reprodução Instagram
Fonte: Quem

Veja Mais

Deixe um comentário