Um jovem acusa um policial militar de prendê-lo injustificadamente e espancá-lo dentro do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Atalaia, no interior de Alagoas. O caso foi registrado nesse domingo (11).
A vítima estaria fazendo um curso de aperfeiçoamento por trás do Cisp, onde o PM trabalha, quando foi abordado pelo militar de forma truculenta e em seguida levado preso e agredido por cerca de uma hora dentro do Centro.
Amigos da vítima relatam que esta não é a primeira vez que o militar aborda a vítima de forma injustificada e o ameaça. “Há um mês, ele [o militar] foi até casa da vítima por volta de oito horas da noite, sem mandado nem nada, abordou ele na porta da casa dele, invadiu a casa dele e o agrediu. Em seguida, afirmou que onde o visse iria pará-lo. Daí ontem quando viu ele [a vítima] fez o que fez dentro do Cisp.”
Após a agressão, o PM teria dito que a vítima fosse embora da cidade e afirmado que caso ele não fosse embora daria um “tiro de 12 na cara dele e ia martar ele”. Segundo a vítima, a questão é pessoal.
Ainda segundo a denúncia, havia outro policial no Cisp, que viu o que estava acontecendo, mas não interviu na situação.
Nesta segunda-feira (12), o jovem procurou diretamente a Corregedoria da Polícia Militar para registrar denúncia e afirmou que irá ao Ministério Público nos próximos dias. Ainda não há advogado designado para acompanhar o caso.
O Alagoas 24 horas entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.
PMAL
Sobre o caso de possível violência policial ocorrido em Atalaia, a Polícia Militar de Alagoas, por meio de seu Comando Geral informa que:
Na tarde de segunda-feira (12), o denunciante foi recebido na Corregedoria-Geral onde formalizou o Termo de Declaração. O caso foi formalmente encaminhado ao setor disciplinar onde será aberto procedimento administrativo para investigação dos fatos.
A apuração interna deverá apontar se houve, ou não, uso indevido da força por parte do militar apontado.
O Comando da Corporação salienta ainda que não compactua com possíveis excessos praticados por seus agentes no exercício da função policial militar.
PREFEITURA DE ATALAIA
A Prefeitura de Atalaia vem a público repudiar de forma veemente qualquer violência no município. Informa ainda que irá apurar, junto aos órgãos responsáveis, a suposta agressão envolvendo um servidor público.
A Prefeitura Municipal de Atalaia está atenta ao zelo com os seus servidores. As medidas cabíveis estão sendo devidamente tomadas, e mais uma vez, a administração municipal repudia toda e qualquer forma de violência a quem quer que seja direcionada.