Chuva: Inmet alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos em Maceió e mais 43 municípios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta meteorológico de acumulado de chuva com grau de severidade classificado como “Perigo Potencial” e que deve atingir Maceió e outros 43 municípos de Alagoas, sobretudo no leste do estado. O alerta, que teve início nessa terça-feira (27), permanecerá ativo até às 10h desta quarta (28).

De acordo com o órgão, é esperado um acumulado de chuva entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm ao longo do dia. Embora a previsão não seja considerada grave, existe a chance de ocorrência de alagamentos e pequenos deslizamentos, principalmente em áreas de risco previamente identificadas em algumas cidades. Veja os municípios:

Atalaia; Barra de Santo Antônio; Barra de São Miguel; Boca da Mata; Branquinha; Cajueiro; Campestre; Capela; Chã Preta; Colônia Leopoldina; Coqueiro Seco; Flexeiras; Ibateguara, Jacuípe; Japaratinga; Jequiá da Praia; Joaquim Gomes; Jundiá; Maceió; Maragogi; Marechal Deodoro; Maribondo; Matriz de Camaragibe; Messias; Murici; Novo Lino; Paripueira; Passo de Camaragibe; Pilar; Pindoba; Porto Calvo; Porto de Pedras; Rio Largo; Roteiro; Santa Luzia do Norte; Santana do Mundaú; São José da Laje; São Luís do Quitunde; São Miguel dos Campos; São Miguel dos Milagres; Satuba; União dos Palmares; Viçosa.

João Urtiga

No comunicado, o Inmet também alerta para algumas instruções essenciais que devem ser seguidas durante o período de mau tempo. Veja:

  • Evitar enfrentar o mau tempo desnecessariamente. Procurar abrigo em locais seguros, como residências, prédios e estabelecimentos comerciais, evitando áreas de risco.
  • Ficar atento a possíveis alterações nas encostas próximas a residência ou local de trabalho. Deslizamentos de terra podem ocorrer devido à saturação do solo, portanto, caso perceba alguma movimentação ou rachadura nas encostas, informe imediatamente as autoridades competentes.
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante tempestades com raios. Desligue-os da energia para evitar danos causados por descargas elétricas.

Além dessas instruções, é recomendado buscar informações adicionais junto à Defesa Civil, por meio do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Esses órgãos estão preparados para fornecer orientações específicas sobre a situação na região e, se necessário, prestar auxílio em casos de emergência.

Veja Mais

Deixe um comentário