O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maceió, Sergio Cavalcante, participou na última quarta-feira (28), de uma reunião virtual com os técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo principal de alinhar as próximas etapas para o lançamento do 1º Ciclo de Inovação Aberta da Prefeitura de Maceió.
O programa tem como objetivo fomentar e desenvolver a tecnologia digital na cidade, para obtenção de soluções inovadoras com o objetivo específico de melhorar a vida dos cidadãos por meio da transformação digital dos serviços públicos do Município, que é um dos principais pilares da gestão do Prefeito JHC.
A metodologia do programa foi criada e desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), sendo pioneira e tendo um grande potencial para ser um case de sucesso no Brasil, de acordo com os técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O recurso do projeto foi garantido por meio de emenda parlamentar do Senador Rodrigo Cunha, que é um grande parceiro da gestão do prefeito JHC e entusiasta na área de Ciência e Tecnologia. O projeto terá uma modalidade especial de licitação para startups, prevista pela Lei Complementar n° 182/2021, também conhecida como Marco Legal das Startups, que foi de autoria do Prefeito JHC, durante seu segundo mandato como deputado federal e trouxe importantes mudanças e novas regras para as empresas de tecnologia (startups), visando aprimorar o empreendedorismo inovador no Brasil e alavancar a modernização do ambiente de negócios e dos entes governamentais.
Durante a reunião, o secretário Sergio Cavalcante pontuou que o InovAberta é uma estratégia eficiente para impulsionar o crescimento econômico e social da cidade. “ O programa tem o propósito de promover o engajamento institucional, a fim de efetivar as ações da gestão pública por meio do desenvolvimento colaborativo de estratégias e de produtos inovadores, além de estimular o empreendedorismo local, promover a colaboração entre diferentes atores do ecossistema de inovação”, enfatizou Cavalcante.
A iniciativa visa a obtenção de soluções inovadoras para desafios promovidos pela Prefeitura de Maceió, nas áreas de desenvolvimento humano e econômico, tendo como função principal melhorar os serviços municipais voltados para o cidadão.
O procedimento seguirá os princípios da Inovação Aberta, utilizando o Marco Legal das Startups (LC n. 182), contemplando três macro fases: lançamento dos desafios, prototipagem e desenvolvimento de produto mínimo viável (MVP), em um período de aproximadamente seis meses.
Ao final das três fases, será realizada uma experimentação do MVP para avaliação e possível desenvolvimento em larga escala (visão de futuro da solução) e go-to-market do produto. Para este ciclo, estão previstos cinco eventos principais: o Dia “D” (apresentação dos desafios), Fórum com os Especialistas, o Dia do Pitch (mesa redonda de discussões), o Dia do Protótipo e o Dia das entregas dos MVPs.
O lançamento do edital do 1º ciclo de inovação está previsto para ocorrer ainda no segundo semestre deste ano, por meio da Agência de Licitações do Município (ALLIC).