O Corpo de Bombeiros luta para tentar conter um incêndio de grandes proporções que atinge a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Os trabalhos estão concentrados em dois focos de fogo na região, de difícil acesso e sem conexão de internet – o que dificulta a comunicação entre os brigadistas.
Pela manhã, os Bombeiros sobrevoaram a área destruída. Após o voo, a corporação estimou que 357 hectares já tenham sido consumidos pelo fogo. A dificuldade existe porque as chamas atingiram uma área de brejo às margens do Rio Formoso, conhecido pelas águas cristalinas.
Durante a madrugada, os Bombeiros trabalharam em um barco para tentar controlar as chamas e evitar que elas se propagassem para o outro lado da margem do rio, e atingissem a mata ciliar.
O combate às chamas começou ainda na segunda-feira (18). Acredita-se que a queda de um raio tenha sido o motivador do incêndio. Até o momento, 43 militares de vários municípios de Mato Grosso do Sul lutam para combater o fogo.
De acordo com estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já foram registrados quase 180 focos de calor – 93 deles apenas entre sábado (16) e terça-feira (19), momento de maior calor no país nas últimas semanas mesmo em meio ao inverno.