El Clásico: de Puskás a Neymar, como foi o 1º Barcelona x Real Madrid de 10 grandes estrelas

Real Madrid Club de Fútbol

Principal destaque da temporada do Real Madrid, com 11 gols em 14 jogos, Jude Bellingham passará neste sábado (28) por mais uma prova com a camisa de um dos maiores times do futebol mundial: a estreia no El Clásico contra o Barcelona, em confronto marcado para 11h15 (de Brasília).

Embora a temporada esteja longe de seus momentos decisivos, o astro inglês mostrou muito do que pode fazer no Real Madrid, mas debutar em um clássico de tamanha grandeza é, sem dúvida, algo marcante na carreira de qualquer jogador. Se estamos falando de grandes estrelas, então, essa responsabilidade aumenta consideravelmente.

As inspirações de Bellingham estão no passado, uma vez que vários dos principais nomes do futebol europeu em décadas já sentiram o gosto de estrear em um Barcelona x Real Madrid. E como eles se saíram?

Como “esquenta” para o jogo do fim de semana, o ESPN.com.br lembra abaixo como foi o primeiro Barça x Real da vida de dez grandes craques da história do futebol. E aí, em quem Bellingham pode se espelhar?

Ferenc Puskás

ESPN

O maior craque a Hungria já produziu em todos os tempos marcou época no Real Madrid, clube que defendeu entre 1958 e 1966. Colecionou títulos e gols, virou ídolo histórico, mas não começou bem sua história no clássico espanhol.

Em 25 de outubro de 1958, Puskás acompanhou, do campo, a derrota por 4 a 0 para o Barcelona. Quem ofuscou o húngaro foi o brasileiro Evaristo de Macedo, autor de um hat-trick. Depois disso, o Major Galopante teve melhores lembranças do jogo: anotou 14 gols em 17 partidas e ganhou 11 delas.

Johan Cruyff

ESPN

Outro de carreira brilhante e que se tornou símbolo de seu clube, o Barcelona. Cruyff chegou ao Camp Nou em 1973 e, meses depois, enfrentou o Real Madrid em um clássico inesquecível: vitória por 5 a 0 sobre o time branco em pleno Santiago Bernabéu, em 16 de fevereiro de 1974. O holandês deixou sua marca, ao fazer o segundo tento.

A história de Cruyff em Barcelona x Real Madrid é bem curta. Em oito jogos, o craque venceu quatro vezes, empatou duas e perdeu outras duas. Marcou três gols, já contando o da estreia.

Romário

ESPN

Todos os fãs do Baixinho lembram de sua atuação mágica com três gols em uma goleada por 5 a 0 sobre o Real Madrid em janeiro de 1994, meses antes de ganhar a Copa do Mundo pelo Brasil. Mas sua estreia no clássico foi mais amarga.

Em 1º de dezembro de 1993, Romário até deu assistência para o búlgaro Hristo Stoichkov, mas viu o Barça perder por 3 a 1 pela primeira partida da Supercopa da Espanha. Em toda a carreira, Romário disputou cinco vezes o El Clásico, com duas vitórias, um empate e duas derrotas.

Raúl

ESPN

O “Raúl Madrid”, apelido carinhoso ganho pela forte identificação com o time da capital, abriu caminho em sua história no clássico com uma bela goleada: 5 a 0 sobre o Barcelona em 6 de janeiro de 1995. O espanhol passou em branco, enquanto o destaque foi o chileno Iván Zamorano, com três gols. Do lado culé, Romário começou no banco de reservas.

A história de Raúl em El Clásico é imensa: 11 vitórias, dez empates e 16 derrotas, com 15 gols. Até as chegadas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, era a grande “cara” do jogão espanhol, mas acabou superado pela dupla que empilhou recordes.

Zinedine Zidane

ESPN

Jogador mais caro do mundo em 2001, ao custo de 73 milhões de euros, Zidane abriu sua história com vitória: 2 a 0 do Real Madrid sobre o Barcelona em 4 de novembro de 2001. O francês, dono da camisa 5 que hoje pertence a Bellingham, não fez gol, mas contribuiu para que Fernando Morientes e Luis Figo decidissem o jogo.

Zidane permaneceu no Santiago Bernabéu até maio de 2006 e jogou 11 vezes o clássico, com quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. Foram três gols do craque, um deles na vitória por 4 a 2, em 2005, quando o Real Madrid era dirigido pelo brasileiro Vanderlei Luxemburgo.

Ronaldo

ESPN

O Fenômeno estreou em clássicos pelo Barcelona, durante sua passagem de apenas uma temporada, em 1996/97. Mas, para termos cinco jogadores de cada lado do confronto, relembramos a primeira partida do camisa 9 pelo Real Madrid. E ela aconteceu em 19 de abril de 2003, no empate por 1 a 1 em que o brasileiro fez o gol dos merengues após passe de Raúl.

Somando as passagens pelos dois gigantes, Ronaldo tem quatro vitórias, três empates e três derrotas, com seis gols (quatro pelo Real Madrid e dois pelo Barcelona).

Ronaldinho Gaúcho

ESPN

O Bruxo chegou em grande estilo ao clássico espanhol. Logo em sua primeira temporada, conduziu o Barcelona a uma vitória de virada por 2 a 1, em 24 de abril de 2004. Dos pés do camsia 10, saiu a assistência para Xavi anotar o gol do desempate.

Ronaldinho também teve aquele marcante 3 a 0 no Santiago Bernabéu, em que saiu aplaudido pela torcida merengue após marcar dois gols. No geral, são três vitórias, dois empates e três derrotas, com cinco gols.

Lionel Messi

ESPN

O maior craque da história do Barcelona debutou no El Clásico em 19 de novembro de 2005, na vitória por 3 a 0 no Santiago Bernabéu – aquele mesmo em que Ronaldinho Gaúcho deitou e rolou para cima de Michel Salgado e Sergio Ramos. Messi contribuiu com o passe para Samuel Eto’o abrir o marcador.

Depois disso, foram muitos clássicos na história de Messi, que venceu bem mais do que perdeu: 19 triunfos, 11 empates e 15 derrotas, com 26 gols.

Cristiano Ronaldo

ESPN

Anos depois de Messi, desembarcou em Madri a outra grande estrela da história do jogão. Cristiano Ronaldo começou em Barcelona x Real Madrid em 29 de novembro de 2009 e viu o centroavante do outro lado, Zlatan Ibrahimovic, decidir a parada.

CR7 ficou no Bernabéu até junho de 2018 e saiu com boas memórias, embora tenha perdido mais vezes (14) do que vencido (oito). Anotou 18 gols, ou seja, oito abaixo de seu principal rival.

Neymar

ESPN

O jovem prodígio do Santos teve atuação destacada em sua primeira experiência no El Clásico. Com um gol e uma assistência para Alexis Sánchez, Neymar decidiu a vitória do Barcelona por 2 a 1 em 26 de outubro de 2013.

A história do brasileiro no confronto durou pouco, até junho de 2017. Neymar venceu quatro vezes o Real Madrid com a camisa do Barça, além de um empate e três derrotas, com três gols no período.

Veja Mais

Deixe um comentário