O governador de Alagoas, Paulo Dantas, se reuniu na manhã desta segunda-feira (11) com prefeitos da região metropolitana de Maceió e representantes políticos para discutir os impactos do colapso da mina 18, ocorrido neste domingo (10). Ele anunciou entre uma série de medidas que serão adotadas pelo seu governo para a área afetada pela mineração da Braskem, inclusive, a desapropriação dos bairros para a criação de um parque estadual em memórias das vítimas.
A reunião ocorre no Palácio Republica dos Palmares, no centro de Maceió, e conta com a presença de prefeitos das cidades de Satuba, Coqueiro Seco, Rio Largo, Pilar, Barra de São Miguel, representantes das prefeituras de Maceió e Marechal Deodoro, além de parlamentares.
O governador anunciou que conversou com os técnicos e a equipe do governo para desapropriar toda a área afetada pelo que considerou crime e que a sua proposta é criar um grande parque estadual a exemplo do Parque do Ibirapuera.
Segundo ele, a proposta é desenvolver um parque que seria um patrimônio em memória das vítimas. “O ano de 2018 até agora tivemos um crescimento exponencial de depressão e suicídio ocorridos no local”, destacou assegurando que desde o dia 7 de dezembro vem sendo feito um trabalho integrado com equipes de saúde para realizar atendimento as vítimas dos Flexais e Bom Parto.
Coletas de águas
Dantas destacou que coleta de amostras da água da Lagoa Mundaú, do trecho da mina 18, foram coletadas no dia de ontem e que em breve vai está se pronunciando sobre quais foram os impactos ambientais causados pelo rompimento do teto.
Ele considerou como crime o que foi feito pela empresa mineradora e que estará empenhado para que seja responsabilizado. Ainda segundo ele, deve haver a ampliação das bordas para que sejam incluídas nas áreas afetadas pelo desastre, inclusive já autorizou a equipe do governo a aquisição de cestas básicas para entregar as vítimas.
Dantas anunciou ainda que estará indo a Brasília nesta segunda-feira (11) para conversar com o ministro do Turismo para uma campanha com o proposito de tranquilizar a população e principalmente os turistas a fim de quer venha ao Estado, inclusive que nenhum serviço básico foi afetado.