A Fifa confirmou neste domingo (17) que o ‘Super Mundial de Clubes’ será disputado entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, e terá os Estados Unidos como primeira sede.
Com isso, Flamengo, Fluminense e Palmeiras ficarão fora do calendário brasileiro por até 29 dias. O novo formato da competição contará com 32 times envolvidos, incluindo três do Brasil.
A decisão foi anunciada após reunião do Conselho da Fifa, que aconteceu em Jeddah, na Arábia Saudita.
Desta forma, o trio brasileiro já classificado para a disputa terá que abandonar a temporada no seu decorrer para se deslocarem até o território norte-americano.
Além do Brasileirão, o Super Mundial pode interferir diretamente em outras competições como CONMEBOL Libertadores, CONMEBOL Sul-Americana e Copa do Brasil.
Já na Europa, a temporada 2024/25 estará no seu fim, e o Super Mundial apenas prolongaria a mesma, podendo interferir no calendário das férias dos europeus envolvidos, que serão maioria com 12 vagas reservadas para o continente.
No total, ainda serão seis vagas para a América do Sul, quatro para Ásia, África e América do Norte e Caribe, além de uma para a Oceania e outra para o país-sede.
Os 32 classificados serão divididos em oito grupos de quatro equipes cada. O vencedor de cada chave avança às quartas de final. Depois, haverá mata-mata até a definição dos dois finalistas.
Supermundial de Clubes 2025: distribuição das 32 vagas
- Europa: 12
- América do Sul: 6
- Ásia: 4
- África: 4
- América do Norte e Caribe: 4
- Oceania: 1
- País-sede: 1
Quais times estão já classificados para o Super Mundial de Clubes de 2025?
- Uefa: Chelsea, Real Madrid e Manchester City
- Conmebol: Palmeiras, Flamengo e Fluminense
- Concacaf: Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA) e León (MEX)
- AFC: Al Hilal (SAU) e Urawa Red Diamonds (JAP)
- CAF: Al Ahly (EGI) e Wydad Casablanca (MAR)