A Fifa anunciou, neste domingo (17), após reunião de seu Conselho, a criação de uma nova competição anual de clubes que reunirá os campeões continentais. Não se tratará mais do Mundial, que passa ser disputado de quatro em quatro anos, com 32 equipes.
O torneio será disputado a partir de 2024 com o nome de Copa Intercontinental. Ao contrário do formato atual do Mundial, nessa competição, apenas o campeão da Champions League entra depois na disputa, já direto na final.
Todos os outros campeões continentais, incluindo o da CONMEBOL Libertadores, disputarão um playoff para definir o outro finalista.
No passado, a Copa Intercontinental, que é reconhecida como o início do Mundial de Clubes, reunia apenas o campeão da América do Sul e da Europa, em jogo único.
No formato atual do Mundial, participam todos os campeões continentais e também o atual vencedor do campeonato nacional do país-sede. Tanto europeus, quanto sul-americanos entram direto nas semifinais, como será em 2023 com Fluminense e Manchester City.
Em suas redes sociais, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou a nova Copa Intercontinental da seguinte maneira:
“A partir de 2024, haverá uma competição anual de clubes da Fifa, a Copa Intercontinental. O torneio terá a participação de todos os atuais campeões das maiores competições continentais e terminará com uma final em local neutro entre o campeão da Uefa Champions League e o vencedor de um playoff intercontinental entre clubes de outras confederações.”
Qual será o formato da Copa Intercontinental?
A Fifa detalhou que o playoff intercontinental terá duas fases. A primeira envolverá o campeão da Ásia e o campeão da África. Eles se alternarão anualmente para enfrentar, em casa, o campeão da Oceania. Quem se classificar, enfrentará em seguida a equipe da Ásia ou da África, de acordo com o ano. A decisão se, em 2024, quem jogará a primeira partida, entre o campeão asiático ou africano, sairá via sorteio.
A segunda fase envolve o campeão da Libertadores, que vai enfrentar o campeão da Concacaf em uma partida única a ser disputada na casa de um dos dois clubes, o que também será definido por sorteio. Depois da primeira definição, o mando se alternará ano a ano entre os continentes.
Para definir o finalista que vai enfrentar o campeão europeu, o vencedor dessas duas fases se enfrentarão em jogo único em um campo neutro no mesmo palco onde será disputada a decisão.
Para 2024, a Fifa também já tem uma definição inicial de datas. As primeiras fases do torneio ainda serão decididas em acordo com os clubes e confederações, mas o playoff “semifinal” acontecerá em 14 de dezembro de 2024, em campo neutro; e a decisão em 18 de dezembro, no mesmo local neutro.
E o Super Mundial de Clubes?
Já o “Super Mundial” que terá sua edição inicial em 2025 e passará a ser disputado de quatro em quatro anos terá 32 clubes. O torneio inaugural acontecerá nos Estados Unidos, de 15 de junho a 13 de julho.
A divisão por continente será feita da seguinte maneira:
- Uefa (Europa): 12 vagas
- Conmebol (América do Sul): 6 vagas
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4 vagas
- AFC (Ásia): 4 vagas
- CAF (África): 4 vagas
- OFC (Oceania): 1 vaga
- País-sede (Estados Unidos): 1 vaga
Os times já classificados para o Super Mundial de Clubes de 2025 até o momento são:
- Uefa: Chelsea, Real Madrid e Manchester City (campeões da Champions); PSG, Bayern de Munique, Inter de Milão, Benfica e Porto (via ranking)
- Conmebol: Palmeiras, Flamengo e Fluminense
- Concacaf: Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA) e León (MEX)
- AFC: Al Hilal (SAU) e Urawa Red Diamonds (JAP)
- CAF: Al Ahly (EGI) e Wydad Casablanca (MAR)