O Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) estão realizando a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. Todas as unidades escolares de Coruripe que têm alunos nos anos finais (6º ao 9º), estão participando do diagnóstico, que visa ouvir os alunos e através da participação deles, construir uma escola mais acolhedora, que impulsione o desenvolvimento integral dos estudantes e promova aprendizagens significativas.
O diagnóstico consiste na aplicação de 2 questionários diferentes, um para os alunos de 6º e 7º e outro para os alunos de 8º e 9º anos, com cerca de 15 perguntas cada, sobre o que os estudantes pensam em relação à escola e sobre como ela pode melhorar. As respostas são anônimas, e as sugestões serão trabalhadas pelo MEC de forma coletiva e não individual.
A gestora da Escola Cláudio Daniel, Erilane Cristina falou da importância do diagnóstico para a construção de um ambiente escolar melhor para todos.
“Essa pesquisa de larga escala realizada pelo MEC com os alunos, é muito importante para trabalhar melhores políticas públicas que atendam a necessidade real desse público, no que diz respeito ao ambiente escolar. Em 2023 trabalhamos uma pesquisa de satisfação com os pais e os alunos em nossa escola, algo menor, mas que foi de extrema valia, pois através do resultado conseguimos fazer intervenções em nossa escola que contribuíram para melhorar ambiente”, pontuou a educadora.
A aluna do 8º ano, Marina Vitória falou sobre a experiência.” Achei muito legal a pesquisa, porque nos dá a oportunidade de expressarmos nossa opinião em relação a coisas que precisam ser ajustadas dentro da escola. Eu e meus amigos ficamos muito contentes em ser ouvidos, para que juntos possamos ajudar a construir uma escola melhor para todos”, explicou a aluna.
Segundo o coordenador de Matemática da rede municipal de ensino, Ramon Douglas, a Semana da Escuta das Adolescências é dividida em duas etapas e é essencial para construção de um currículo mais significativo para as escolas.
“A Semana acontece em duas etapas, a primeira é o momento em que os professores, junto com os coordenadores, sentam com os alunos e fazem uma roda de conversa mostrando a importância da participação deles na resolução desse questionário elaborado pelo MEC. A segunda é a aplicação do questionário, que em Coruripe será realizada nas 11 escolas que contemplam alunos dos anos finais do fundamental. O objetivo é ouvir esses alunos, e montar um currículo escolar que melhor atenda os anseios desse público, para que tenham uma aprendizagem mais significativa”, concluiu.
As atividades da Semana da Escuta das Adolescências têm o objetivo de apoiar as escolas e as comunidades escolares a terem uma melhor visão dos estudantes, de forma que possam fortalecer seu planejamento de ações pedagógicas e a progressiva melhoria da oferta dos anos finais, sendo um insumo direto para as escolas.