Rafael Macedo perde luta decisiva no judô, mas segue com chance de medalha nas Olimpíadas

ESPN

Rafael Macedo perdeu nas quartas de final do 90 kg masculino no judô nas Olimpíadas, mas segue com chances de medalha. O brasileiro venceu duas lutas nesta quarta-feira (31) e perdeu no último duelo da manhã, contra o espanhol Tristani Mosakhlishvili, e, agora, segue para a repescagem.

O melhor resultado possível para ele é um bronze, mas para isso, precisa vencer seu próximo combate e, na seguida, ganhar também o confronto pela medalha. Nem o ouro nem a prata são mais possíveis na divisão.

O primeiro adversário do dia foi Noel van’ t End, nos 16 avos de final. O holandês tentou tomar as ações logo no começo da luta, mas Rafael respondeu com boa defesa. Estudando-se, os dois ‘se amarraram’ durante o primeiro minuto e, por isso, levaram ambos uma penalidade (shido).

Depois, uma passividade do rival o fez levar nova punição e, no golden score, um mergulho de cabeça, e outro shido a van’ t End, garantiu a vitória para Rafael.

A segunda luta do dia foi contra o romeno Alex Cret, e não começou bem para Macedo, que levou uma penalidade no início. Ambos tentavam puxar para a guarda e arriscar uma finalização, mas, também, com boa defesa dos dois lados. Sem ninguém pontuar, a luta foi para o golden score depois que o brasileiro recebeu novo shido. E, no ‘round’ decisivo, Rafael acertou uma chave de braço para vencer.

Nas quartas de final, Rafael Macedo encarou o Mosakhlishvili, que fez o primeiro ataque logo com 40 segundos de luta, defendido pelo brasileiro, e o começo amarrado do combate rendeu um shido para ambos. Na reta final, o espanhol conseguiu um waza-ari em um contragolpe que definiu o resultado.

As disputas do judô nas Olimpíadas de 2024 retornam ainda nesta quarta-feira, a partir das 11h, no horário de Brasília, para as finais do 70kg feminino e 90kg masculino, categoria de Rafael Macedo.

Depois que terminarem as lutas das mulheres, o brasileiro fará o primeiro embate do período entre os homens, contra o sul-coreano Han Ju-yeop, pela repescagem. Se vencer, ainda luta pela medalha de bronze.

Rafael não será o último judoca do país a entrar no tatame em Paris. Depois dele, é a vez Leonardo Gonçalves (100kg masculino) e Mayra Aguiar (78kg feminino) na próxima quinta-feira (1), a partir das 5h; em 2 de agosto, Rafael Silva (+100kg masculino) e Beatriz Souza (+78kg feminino) começam, no mesmo horário, suas caminhadas.

O judô encerra, de vez, no dia 3 de agosto, às 3h, com a disputa do torneio de equipes mistas, o qual o Brasil também participa. A seleção estreia contra o Cazaquistão pelas oitavas de final.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário