Saiba quais são os mitos e verdades sobre saúde e consumo da cerveja

Freepik

O Dia Internacional da Cerveja é celebrado na primeira sexta-feira de agosto a cada ano. É um dia dedicado a apreciar e celebrar a bebida, reconhecendo o trabalho dos mestres cervejeiros e bartenders, além de promover a união e a diversão entre as pessoas ao redor do mundo. A data também é uma oportunidade para explorar e experimentar novos estilos e sabores.

Mas, você sabe os principais mitos e verdades que envolvem a cerveja? No Dia Internacional da bebida, comemorado nesta sexta-feira (02), a gente te conta tudo!

Segundo o Relatório Global de Consumo de Cerveja da Kirin Holdings, em 2022, o Brasil se destacou como o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Apesar de sua popularidade, a cerveja ainda é vista por muitos como prejudicial à saúde. De acordo com Fernanda Lopes, nutricionista do Emagrecentro, o impacto da cerveja na saúde depende muito do padrão de consumo de cada indivíduo.

“Embora não haja um consenso científico absoluto, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de cerveja, aliado a uma dieta equilibrada, pode trazer benefícios, como o aumento da densidade óssea em pessoas idosas e a redução do risco de doenças cardíacas”, afirma a nutricionista.

Por outro lado, Fernanda alerta que o consumo excessivo pode levar a problemas como dependência alcoólica, doenças hepáticas e pancreatite.

CERVEJA CAUSA BARRIGA?

Mito. De acordo com a nutricionista, “o ganho de peso está mais relacionado ao consumo excessivo de calorias na dieta geral do que especificamente à cerveja. O inchaço após o consumo da bebida é devido à fermentação dos carboidratos, causando desconforto abdominal em algumas pessoas”.

CERVEJAS LIGHT OU ZERO ÁLCOOL SÃO MAIS SAUDÁVEIS?

Mito. “Embora esses produtos contenham menos calorias e sejam úteis para quem está em processo de emagrecimento, não oferecem benefícios significativos adicionais à saúde em comparação com as cervejas tradicionais. O importante é consumir moderadamente, independentemente do tipo de cerveja”, ressalta a nutricionista.

CERVEJA DESIDRATA?

Verdade. “O álcool na cerveja tem um efeito diurético, levando à perda temporária de líquidos e potencial desidratação, se não houver consumo adequado de água”, esclarece a especialista.

Como dica de consumo, a nutricionista recomenda que homens consumam até duas doses padrão da bebida, enquanto para as mulheres a recomendação é de até uma dose. “Levamos em consideração um metabolismo mais lento para o álcool, sendo que uma dose padrão equivale a aproximadamente 350 ml de cerveja com teor alcoólico médio de cerca de 5%”, conclui.

Fonte: DOL

Veja Mais

Deixe um comentário