Regimento de Polícia Montada da PM-AL celebra 33 anos com homenagens e competição hípica

Comemorações seguem até o sábado (10) e contam com a participação cavaleiros de cincos estados brasileiros

 

Uma soleni

Igor Lessa / PMAL

Polícia Montada da PM-AL

dade celebrou os 33 anos do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon) na manhã desta sexta-feira (09). O evento reuniu os responsáveis pela construção e fortalecimento da unidade com homenagens e condecorações. A cerimônia foi realizada na sede do RPMon, no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió.

Como forma de reconhecimento ao principal símbolo da unidade, a comemoração teve início com uma homenagem ao cavalo “Nababo”. O equino, nascido na cavalaria, recebeu o tradicional colar feito com cenouras. Ele já participou de diversas competições, sendo montado por oficiais e praças em conquistas.

Militares e membros da sociedade civil, parceiros do Regimento, também foram homenageados com a entrega de plaquetas. Dentre os escolhidos estava o primeiro comandante do RPMon, coronel Sarmento. O oficial, que já está na inatividade, relatou com orgulho a evolução da unidade e a importância dela para a Polícia Militar de Alagoas.

“Os senhores são resultado da semente plantada há mais de 30 anos. Vimos cada estábulo ser levantado com o esforço e dedicação daqueles que idealizaram uma unidade que é referência nacional na modalidade de policiamento montado. Continuem firmes na missão de elevar ainda mais o nome do Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar de Alagoas”, destacou.

As comemorações continuaram com a abertura de uma competição hípica. No total, 128 conjuntos de militares e civis dos estados de Alagoas, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe irão realizar provas de saltos em diferentes alturas. As disputas seguem até sábado (10).

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PM-AL, coronel Paulo Amorim, e contou com a participação do delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier; dos comandantes das cavalarias dos estados de PE, RN, PI e SE; dos comandantes de unidades operacionais e administrativas da PM-AL; e do comandante do RPMon, tenente-coronel Nascimento.

Uma trajetória de grandezas

Criada em 1991 na condição de esquadrão, a cavalaria da Polícia Militar de Alagoas desempenha importante papel nas missões de policiamento ostensivo e controle de distúrbio civil. Além disso, a unidade também se destaca na realização de ações cívico-sociais, como a equoterapia e a escolinha de equitação, e contemplou a sociedade civil, com o treinamento de cavaleiros e amazonas. Além de um pioneirismo no esporte hípico, o RPMon exerce uma aproximação maior da polícia militar com os cidadãos.

Fonte: PMAL

Veja Mais

Deixe um comentário