Em agosto o Carambola divulgou suas primeiras atrações confirmadas: Liniker (SP), Bandalos Chinos (Argentina), Cavalo de Pau (CE), Coletivo AfroCaeté convida Chau do Pife (AL), Flora (AL) e Juliana Linhares (RN) convida Fernanda Guimarães (AL). Para tornar esta escalação ainda mais efervescente, grandes nomes da música alagoana e brasileira chegam para completar o line up deste ano. São eles: FBC (MG), Hermeto Pascoal & Grupo (AL), Ana Frango Elétrico (RJ), Boby CH (AL) e Alice Gorete (AL).
FBC é um cantor e compositor mineiro que combina o rap ao experimento de outras sonoridades, construindo um pop explosivo e altamente dançante. Em sua discografia destacam-se os álbuns “S.C.A.” (2019), “Padrim” (2019), “Baile” (2021) e “O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta” (2023). Para o palco do Festival Carambola, FBC promete apresentar um show que celebra a cultura urbana e seus 20 anos de música, com um repertório que passeia por toda a trajetória do artista e seus principais hits.
O alagoano de “Lagoa da Canoa, município de Arapiraca”, como chama seu disco de 1984, Hermeto Pascoal é um dos músicos brasileiros mais influentes da história e estará presente no Carambola com o show do projeto Hermeto Pascoal & Grupo. Encantado pelos sons da natureza e conhecido por explorar sonoridades de instrumentos não tradicionais, Hermeto merece o reconhecimento internacional que tem pela sua inventividade única, descoberta pelo mundo em sua participação no disco “Live-Evil” de Miles Davis em 1971, além de sua presença no Festival de Montreux, na Suíça, em 1979. Com 35 álbuns lançados ao longo de sua carreira, o artista venceu dois Grammys Latinos, em 2019 pelo álbum “Hermeto Pascoal e Sua Visão Original do Forró” e em 2018 pelo disco “Natureza Universal” com a Big Band. Seu álbum mais recente é “Pra você, Ilza”, lançado este ano.
Ana Frango Elétrico é carioca, canta e produz. Expoente da atual música alternativa brasileira, Ana levará ao palco do Carambola o show de seu terceiro álbum de estúdio, “Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua”, lançado em 2023 e indicado ao Grammy deste ano na categoria de “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Português”. Esta é a segunda vez que Ana recebe uma indicação na premiação internacional: a primeira foi com seu disco de estreia, “Little Electric Chicken Heart”, em 2019.
Boby CH é alagoano, criado no bairro do Jacintinho, em Maceió, e sempre fez questão de enfatizar suas raízes. Começou na música em 2005 e sua carreira solo em 2010. Seu trabalho mais recente, o EP “Aquário”, é de 2024 e apresenta 3 faixas produzidas por JNR Beats e Thebosh, artistas alagoanos atualmente baseados em São Paulo e integrantes do projeto Digital Music. Este novo trabalho é uma produção intimista, enriquecida com influências de afrobeat e brasilidades.
Uma das vozes mais conhecidas da nova cena do hip hop alagoano é Alice Gorete, grande representante do freestyle maceioense e única mulher a ser finalista dois anos consecutivos da batalha nacional Red Bull Francamente. Em paralelo às batalhas de freestyle, a artista alagoana passou por importantes palcos do estado, revelando ótimos singles como “Nordeste no Mapa” e “Loop Milionário”.
Mestra Irineia
A 8a edição do Carambola homenageia a Mestra Irineia, Patrimônio Vivo de Alagoas, ceramista que vive na região quilombola de Muquém, no interior do estado. Todos os anos o festival traz em sua identidade visual elementos inspirados na vida e obra de grandes personalidades ou riquezas culturais alagoanas, como foi o caso do Mestre Nelson da Rabeca (in memorian), em 2023 e o povoado da Ilha do Ferro, em 2022.
O Carambola fomenta a pluralidade em sua curadoria artística, comprometendo-se a inserir Alagoas no mapa da música nacional, valorizando a arte alagoana e abrindo conexões entre fazedores culturais de todo o país. Dentre as 76 atrações que já passaram pelo palco do Festival Carambola, 46 são alagoanas. Este ano serão mais 5 atrações locais.
“A pressão em cima de um line up de festival é algo que se impõe e com o sucesso do Carambola, a expectativa do público é algo que tem chegado cada vez mais para nós. Nosso público consome muita música dentro e fora de Alagoas e é sempre um desafio tentar atender as demandas e propor coisas novas. Uma das resoluções que tivemos para esse ano era olhar menos para o que os outros festivais estavam fazendo e olhar mais para dentro, para o que faz sentido em Alagoas”, contou Didi Magalhães, sócia-diretora do festival.
“Nesse sentido, acho que estamos propondo uma programação diversa que coloca Alagoas num lugar de protagonismo, que revisita nossas nostalgias e que aponta para tendências que fazem sentido aqui”, ela conclui sobre o compromisso da curadoria em exaltar os talentos alagoanos, e simultaneamente, trazer para Maceió artistas de diversos lugares que revelam a potência da música latino americana.
O Festival Carambola 2024 tem patrocínio master do Nubank e patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas e Governo de Alagoas. Os hoteis oficiais do evento são da rede Accor: Mercure, ibis, ibis Styles e ibis Budget. A realização é da Carambola Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura Federal. O evento também conta com apoio do Ibermúsicas e da Bird Viagens e parceria consultoria do Instituto Movimento Cidade.
Informações de serviço:
Festival Carambola 2024
15 de novembro, Maceió (AL), a partir das 15:00
Ingressos disponíveis via Ingresse
Classificação etária: Livre
Sinopse do evento:
O Festival Carambola surgiu em 2017 com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, tendo como foco principal a música. Do evento que começou dentro de uma pequena casa de shows em Maceió, atualmente o festival já ocupa um espaço amplo, externo e próximo à praia, com sete edições já realizadas e Alagoas inserido no mapa dos mais relevantes festivais musicais independentes do Brasil.