Hospital Regional da Mata realiza a primeira captação de órgãos para transplantes

Segundo a Central de Transplantes de Alagoas, foram captados cinco órgãos

Mais um dia histórico para o Hospital Regional da Mata (HRM), situado em União dos Palmares. A unidade, que é mantida e gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou, nesta segunda-feira (28), a primeira captação de órgãos para transplantes.

Ascom Sesau

A primeira captação de órgãos para transplantes do Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, ocorreu nesta segunda-feira

O procedimento foi realizado depois que uma paciente de 33 anos, acometida por Acidente Vascular Cerebral (AVC), evoluiu para morte cerebral e os familiares autorizaram a doação. Com isso, foram captados cinco órgãos, sendo o fígado, os dois rins e as duas córneas, que foram transplantados para pacientes residentes em Alagoas.

Com a primeira captação de órgãos realizada no HRM, o número de autorizações no Estado subiu para cinco este mês, conforme a Central de Transplantes de Alagoas. E os últimos dados computados apontam que, este ano, já são 116 transplantes de órgãos realizados, sendo 100 de córneas, cinco de rim, 10 de fígado e um de coração.

Feito inédito 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, comemorou mais este feito inédito na rede estadual de Saúde. “Hoje é mais um dia para celebrarmos, uma vez que mais uma unidade hospitalar do Estado passa a captar órgãos para transplantes. Parabenizamos as equipes do HRM e da Central de Transplantes de Alagoas”, frisou o gestor da Sesau.

Visão também compartilhada pela diretora do HRM. Geany Vergeth, uma vez que, segundo ela, o dia 28 de outubro de 2024 é histórico para a unidade hospitalar. “Nosso hospital entrou para a história, com a primeira captação de órgãos. Com o sim de uma família, cinco alagoanos foram contemplados. Quero parabenizar a todos que participaram desse momento, um grande marco para o nosso hospital e para a saúde de Alagoas”, destacou.

Sensibilização

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, salientou que, de forma estratégica, a Sesau está intensificando a sensibilização da população sobre o tema doação de órgãos. “Isso porque, temos que mostrar que é necessário discutir sobre o assunto com os familiares, pois somente a família pode autorizar a doação no momento de alguém evoluir para morte encefálica”, reforçou.

De acordo com dados da Central de Transplantes de Alagoas, a lista de espera por transplantes de órgãos no Estado conta com 498 pacientes. Deste total, 485 pessoas esperam por uma córnea, 11 por um rim, uma aguarda por um fígado e uma necessita receber um novo coração.

Fonte: Ascom Sesau AL

Veja Mais

Deixe um comentário