Dois homens foram filmados brigando dentro de um ônibus municipal de Santos, no litoral de São Paulo. Um vídeo, obtido pelo g1 nesta quarta-feira (30), mostra o momento em que um idoso, que estava sendo agredido com socos, aplicou um ‘mata-leão’ no outro passageiro (assista acima).
Uma testemunha, que preferiu não se identificar, filmou a briga a caminho do trabalho, quando o ônibus da linha 194 (Rádio Clube/Ferry Boat) parou em um ponto da Avenida Senador Dantas, no bairro Macuco, na segunda-feira (28).
A discussão, segundo o autor das imagens, aconteceu após o homem xingar o idoso enquanto o ônibus estava parado no sinal vermelho. O g1 não localizou os envolvidos na briga até a última atualização desta reportagem.
“Teve uma troca de socos, [mas] nada muito longo, foi rápido. O idoso fez o ‘mata-leão’ no homem, e após isso voou uma carteira”, afirmou a testemunha.
Em nota, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) informou que o homem estava em “aparente estado de embriaguez”.
O autor das imagens acrescentou que, pouco depois de se desvencilhar do homem, o idoso desceu do coletivo e pegou um ônibus intermunicipal. A motorista que conduzia o veículo onde a briga aconteceu pediu para que o outro envolvido também saísse, ameaçando chamar a polícia. Ele permaneceu no local.
Passageiros assustados
Ainda segundo a testemunha, diante da recusa do homem, a motorista desceu do coletivo e fez uma ligação telefônica enquanto os passageiros insistiam para que ele deixasse o ônibus.
“O pessoal ficou insistindo e insistindo, aí ele não aguentou a pressão, a persistência, e foi embora. A partir daí a motorista subiu no ônibus e seguiu viagem”, contou a testemunha.
O autor das imagens acrescentou ter percebido os passageiros “visualmente assustados” mesmo após a situação, que foi testemunhada por mulheres e crianças.
Briga no ônibus
A testemunha que filmou a briga acrescentou que, antes mesmo da confusão começar, o passageiro mais novo dizia “coisas sem nexo” no ônibus. Em um trecho do percurso, quando a motorista parou em função da passagem de um caminhão de lixo, ele teria se levantado do assento para “implicar” com ela.
Em nota, a Polícia Militar informou que “não foram localizados registros de ocorrência relacionados à natureza, data e endereço informados”. A Polícia Civil também alegou não ter localizado registros com as características informadas até o momento da solicitação.