Vídeo: formigas superam humanos em teste de inteligência

DOL

Formigas superam humanos em teste de inteligência

As formigas têm uma grande capacidade de aprendizagem e ensinam umas às outras o caminho para encontrar comida. Esses insetos possuem uma comunicação centralizada no cérebro, que se assemelha ao cérebro dos humanos.

Agora, cientistas israelenses descobriram que as formigas, quando trabalham em grupo, conseguem resolver tarefas de maneira muito mais eficiente que os humanos. Os resultados dos testes foram publicados no último dia (23) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

No experimento, os humanos competiram contra as formigas-loucas (Paratrechina longicornis). Ambas as espécies receberam um objeto em forma de T, que deveriam manobrar por um labirinto retangular dividido em três câmaras, conectadas por duas fendas estreitas.

A recrutamento de participantes foi simples para os humanos, que se ofereceram como voluntários. Já as formigas foram “enganadas” e aceitaram o desafio acreditando que o objeto em T era um pedaço de comida que estariam levando para o ninho.

As formigas enfrentaram o desafio do labirinto em três variações: uma única formiga, um pequeno grupo de cerca de sete formigas e um grande grupo com cerca de 80. Já os humanos realizaram a tarefa em três configurações paralelas, com uma pessoa, um grupo pequeno de seis a nove indivíduos e um grande grupo de 26.

Para garantir uma comparação precisa, os grupos humanos foram orientados a evitar qualquer tipo de comunicação verbal ou gestual. Os voluntários também foram instruídos a segurar o objeto apenas pelas alças, da mesma forma que as formigas faziam.

O experimento foi repetido várias vezes em cada configuração. Após isso, os vídeos gravados foram analisados utilizando simulações de computador e modelos físicos.

ASSISTA AO VÍDEO

 

Fonte: DOL

Veja Mais

Brasileira morre após cair de prédio na Holanda

Taiany Caroline Martins Matos, de 32 anos, era de Planaltina, no Distrito Federal, e morava na Europa há 6 anos. Itamaraty acompanha caso; polícia holandesa diz que investigação está em andamento.

Deixe um comentário