Bebê nasce em bote de migrantes minutos antes de resgate na Espanha; foto impressiona

Mulher deu à luz minutos antes da chegada do resgate nas Ilhas Canárias na segunda-feira (6), quando foi comemorado feriado em que crianças locais recebem 'presentes dos Reis Magos'. 'Sendo o Dia de Reis, este foi o melhor presente que poderíamos ter recebido', disse piloto do helicóptero.

Migrantes cuidam de um bebê recém-nascido logo após o parto enquanto sua mãe descansa dentro de um bote com 60 pessoas que foram resgatadas

Um bebê nasceu em um bote de migrantes a caminho das Ilhas Canárias, na Espanha, no início desta semana, informou nesta quarta-feira (8) o serviço de resgate espanhol. As autoridades divulgaram uma fotografia impressionante mostrando o recém-nascido, sua mãe e dezenas de outros migrantes no barco lotado.

Salvamento Marítimo da Espanha via Reuters

Migrantes cuidam de um bebê recém-nascido logo após o parto enquanto sua mãe descansa dentro de um bote com 60 pessoas que foram resgatadas

A embarcação foi avistada pelo Salvamento Marítimo da Espanha próximo à ilha de Lanzarote na segunda-feira (6), quando o país celebrava o feriado da Epifania do Senhor, também conhecido como Dia de Reis. No feriado, as crianças locais tradicionalmente recebem “presentes dos Três Reis Magos”.

Quando o navio da guarda costeira chegou, encontrou a mãe e o bebê em boas condições de saúde. Um total de 60 pessoas estavam a bordo, incluindo 14 mulheres e quatro crianças.

Domingo Trujillo, o capitão do navio de resgate, disse à emissora TVE que eles sabiam que havia uma mulher grávida a bordo.

“A surpresa foi [que encontramos] um bebê totalmente nu que nasceu 10, 15 ou 20 minutos antes”, disse ele.

A mulher estava deitada no chão do barco lotado enquanto o bebê estava nos braços de outra pessoa perto dela, ele lembrou. “Eu o cobri, o trouxe aqui (para o meu peito) e dei um tapinha nele para que ele parasse de chorar”, disse ele.

Os médicos a bordo recomendaram que a mãe e o bebê fossem transferidos para um hospital de helicóptero.

Alvaro Serrano Perez, comandante do helicóptero, disse à Reuters:

“Sendo o Dia de Reis, este foi o melhor presente que poderíamos ter recebido.”

As sete ilhas espanholas na costa atlântica do noroeste da África estão lutando para absorver um aumento de migrantes irregulares, principalmente de Mali, Senegal e Marrocos.

O arquipélago atingiu uma alta anual histórica pelo segundo ano consecutivo com 46.843 chegadas em 2024, representando 73% da migração ilegal para a Espanha, de acordo com os dados mais recentes do Ministério do Interior do país.

Veja Mais

Brasileira morre após cair de prédio na Holanda

Taiany Caroline Martins Matos, de 32 anos, era de Planaltina, no Distrito Federal, e morava na Europa há 6 anos. Itamaraty acompanha caso; polícia holandesa diz que investigação está em andamento.

Deixe um comentário