O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) dará continuidade ao projeto “Hemoal no Seu Município” nesta terça-feira (14), promovendo coletas externas de sangue em Maceió e Arapiraca. A ação visa atender aos voluntários que desejam praticar o ato de solidariedade e salvar vidas, especialmente em um momento de estoques críticos.
Em Maceió, a coleta acontece das 8h às 16h no Centro de Ensino Santa Juliana, localizado no bairro Tabuleiro do Martins. Já em Arapiraca, o ponto de coleta será, como de costume, na Praça Marques da Silva, no Centro da cidade, no mesmo horário.
PARA SER UM DOADOR
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, o Ministério da Saúde orienta que é necessário estar em bom estado de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e portar um documento de identificação oficial com foto.
Entretanto, há restrições. Pessoas diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos não podem doar sangue. No caso das mulheres, a doação é vedada se estiverem grávidas ou amamentando.
Além disso, o voluntário deve estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação. Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nas horas que antecedem a coleta. Quem fez tatuagens, micropigmentação, maquiagem definitiva ou colocou piercings deve aguardar 12 meses para doar sangue.
O Hemoal reforça o convite à população alagoana para participar desta ação e lembra que cada doação pode salvar até quatro vidas.
SITUAÇÃO CRÍTICA
Atualmente, os Hemocentros de Alagoas dispõem apenas de 164 bolsas de sangue para suprir a demanda. Segundo a assistente social do Hemoal, Natasha Souza, o estoque deveria ser de 500 bolsas de sangue, no mínimo.
A situação compromete o atendimento de emergências, cirurgias e pacientes que dependem de transfusões regulares
ONDE DOAR
Os postos fixos do Hemoal estão situados na capital e no interior do Estado, seja para doar sangue ou para se cadastrar como doador de medula óssea. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às quintas, das 7h às 17h.
Já no interior, as doações de sangue e o cadastro para doação de medula óssea podem ser feitos no Hemoal Arapiraca, que funciona no bairro Eldorado. A Unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.