Benedito de Lira, ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel morre aos 82 anos

Benedito de Lira, ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel morre aos 82 anos

O ex-senador por Alagoas e atual prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), faleceu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos.

Conhecido como Biu no meio político, ele é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Redes Sociais

Benedito de Lira, ao lado de seu filho Arthur, durante evento político

Benedito de Lira exerceu os cargos de senador da República, deputado estadual por três mandatos e vereador em Maceió e Junqueiro.

Ele também trabalhou como escriturário do Banco do Povo S.A, integrou a Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e dirigiu o antigo Colégio Cenecista Élio Lemos, no Vergel do Lago.

No ano passado, Benedito de Lira conquistou a reeleição para prefeito da Barra de São Miguel, na região metropolitana de Maceió. No entanto, devido ao agravamento de sua saúde, ele não participou de sua posse. A chefia do executivo será assumida pelo seu vice, Henrique Alves Pinto (PP).

Lira enfrentava um câncer e passou por uma cirurgia de emergência no dia 31 de dezembro. Desde então, permaneceu internado no Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió.

A família Lira anunciou que divulgará em breve os detalhes sobre as cerimônias de velório e enterro.

CONFIRA NOTA OFICIAL ABAIXO

O estado de Alagoas lamenta profundamente a perda de Benedito de Lira, um dos líderes políticos mais importantes de sua história. Ele faleceu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos. Benedito ocupou diversos cargos ao longo de sua trajetória: foi ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, vereador em Junqueiro e Maceió, além de prefeito reeleito da Barra de São Miguel. A família ainda divulgará os detalhes das cerimônias de velório e enterro.

Carinhosamente chamado de Biu, Benedito enfrentava um tratamento oncológico. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, ele passou por uma cirurgia de emergência e permaneceu internado no Hospital Arthur Ramos, em Maceió. Nesta terça-feira, seu coração parou de bater, encerrando uma vida marcada por trabalho e dedicação ao povo alagoano.

Redes Sociais

Benedito de Lira discursa durante campanha eleitoral

Mesmo enfrentando adversidades, Benedito exerceu com determinação seu último mandato público. Ele liderou uma gestão de conquistas na Barra de São Miguel e participou ativamente, com alegria, de sua campanha eleitoral vitoriosa em 2024. Com sua morte, o vice-prefeito Henrique Alves Pinto assumirá definitivamente o Executivo Municipal.

De origem humilde e com uma trajetória marcada pelo contato direto com a população, Benedito formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde estudou entre 1968 e 1972. Nascido em Junqueiro, em 1942, ele sempre manteve fortes laços com sua terra natal, onde iniciou sua carreira política como vereador, eleito em 1966 e reeleito em 1970.

Após se mudar para Maceió, Benedito trabalhou como escriturário do Banco do Povo S.A, membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e gestor do Colégio Cenecista Élio Lemos. Ele também foi eleito vereador da capital por dois mandatos, entre 1973 e 1982. Seu desempenho conquistou a população maceioense, levando-o a ser eleito deputado estadual por três vezes consecutivas, de 1983 a 1994, período em que presidiu a Assembleia Legislativa de Alagoas.

Em 1994, Benedito foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por diversas legislaturas. Após concorrer como vice-governador em 1998, ele retornou à Câmara dos Deputados em 2002 e 2006. Em 2010, conquistou uma vaga no Senado Federal com a maior votação, onde trabalhou incansavelmente por Alagoas até 2018. Ele também disputou o cargo de governador em 2014, consolidando uma carreira política marcada por compromisso e superação.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA LAMENTA

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, lamentou o falecimento do ex-senador e prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (82), nesta terça-feira (14).

“Benedito era uma grande liderança. Contribuiu demais para o desenvolvimento de Alagoas. Era uma pessoa afável e muito gentil”, afirmou o desembargador Fernando Tourinho.

Benedito de Lira estava prefeito do município de Barra de São Miguel. Também esteve deputado federal por Alagoas. Era pai do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

“Aos familiares do senador Benedito, minha sinceras condolências”, completou o chefe do Poder Judiciário de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário