Estudantes gêmeas tiram duas notas 900 na redação do Enem: ‘A gente comemorou junto’

Luiza e Laura da Rosa Brehm, de 17 anos, vieram da rede pública de ensino.

Gêmeas Luiza (à direita) e Laura (à esquerda) tiram a mesma nota na redação do Enem — Foto: Reprodução / g1 RS

📚 Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar? Parece que sim! Em Terra de Areia, no Litoral Norte do RS, a cerca de 150 km de Porto Alegre, as irmãs gêmeas Luiza e Laura da Rosa Brehm, de 17 anos, alcançaram uma marca impressionante: ambas tiraram nota 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Foi incrível ter participado com ela do processo e ver a nota da redação ser a mesma. A gente comemorou junto. Nossa, foi uma conquista muito boa”, comenta Luiza.

Dos mais de 3 milhões de candidatos que prestaram o Enem 2024, apenas 12 conquistaram nota mil na redação. Nenhum deles é do RS — no ano passado, foram seis redações com a pontuação máxima. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13).

Estudante alagoana está entre as 12 notas mil do Enem 2024

Neste ano, o número de inscritos no estado chegou a quase 280 mil, um aumento de mais de 70% em relação ao período anterior. Entre os participantes, estão as irmãs Luiza e Laura, que vêm da rede pública de ensino.

A jornada de estudos das gêmeas começou em 2023, ainda no 2º ano do ensino médio, quando decidiram iniciar um cursinho preparatório. Após a escola, elas seguiam estudando online e relatam que sempre contavam com o apoio uma da outra.

“A nossa rotina foi sempre conjunta”, explica Laura.

Surpresa com tema e dica

Neste ano, o tema da redação foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A proposta pegou as irmãs de surpresa.

“A gente pensou que ia ser no eixo da tecnologia, algo assim. Foi uma surpresa, mas a gente ficou muito feliz, porque tivemos preparação no curso, assistimos muitas aulas de história”, relembra Laura.
As estudantes deixam uma dica para quem pretende fazer a prova: manter a calma. Para elas, o nervosismo pode prejudicar na hora de realizar o exame.

Caminhos profissionais diferentes

As irmãs pretendem, agora, analisar com calma as opções para usar a nota do Enem. Embora tenham estudado juntas, elas querem trilhar caminhos profissionais diferentes: Laura deseja cursar jornalismo, enquanto Luiza tem interesse em psicologia.

A meta das duas continua sendo estudar na mesma universidade, ainda que em cursos distintos.

“O nosso objetivo era, na verdade, por mais que os cursos sejam bem diferentes, fazer na mesma universidade, para também ter apoio emocional”, afirma Luiza.

Veja Mais

Deixe um comentário