FN passa a presidir investigações de homicídios na capital alagoana

IlustraçãoIlustração

As investigações dos homicídios ocorridos na quinta capital mais violenta do mundo serão presididas pela Força Nacional. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desta quinta-feira, 8.

Maceió aparece no levantamento realizado pelo Conselho Cidadão do México como a quinta cidade mais violenta do mundo e a primeira do país. A capital fica atrás apenas de San Pedro Sula, em Honduras, Caracas, na Venezuela, Acapulco, no México, e, Cali, na Colômbia.

A portaria foi assinada pelo delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira, e determina ainda que além das investigações, a Força Nacional também será responsável por lavrar os autos de prisões em flagrantes.

Com a medida, todos os homicídios e tentativas ocorridos na Grande Maceió terão as investigações centralizadas na Delegacia de Homicídios, que, segundo a portaria, pertence à Diretoria de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM).

“As Autoridades policiais componentes da Força Nacional de Segurança Pública poderão requisitar diretamente as diligências policiais, intimações, notificações e laudos técnicos aos respectivos destinatários visando à instrução procedimental dos Inquéritos Policiais que estiverem autuando em auxílio”, trecho da portaria.

A portaria determina ainda que os Inquéritos Policiais pendentes até as 00:00h da última terça-feira (6) passarão a ser apurados pelos delegados da DHPP.

O delegado-geral e o secretário de Estado da Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Veja Mais

Deixe um comentário