Avanços e modernização marcam a data do Perito Criminal em Alagoas

Ascom PoalAscom Poal

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas de Alagoas comemora hoje, 4 de dezembro, o dia nacional do Perito Criminal. A data foi uma homenagem ao patrono dos peritos criminais, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse dia e morreu tragicamente, em 1976, após sofrer uma queda de um precipício, quando periciava duas mortes ocorridas em local de difícil acesso, no interior de Minas Gerais.

Segundo o diretor Geral da Perícia Criminal de Alagoas, Manoel Melo, a data foi aprovada pelos membros da Associação Brasileira de Criminalística durante o IV Congresso Nacional de Criminalística, e passou a fazer parte do Estatuto da organização.

Nos últimos anos, a importância da perícia criminal cresceu vertiginosamente a nível nacional dentro do sistema moderno de investigação e de busca pela justiça. Isso porque cabe ao perito criminal à localização das provas, o estudo do corpo do objeto, a realização de exames laboratoriais específicos, a análise de todas as informações das quais se dispõe e reconstituir a cena do crime, na tentativa de desvendar os autores, as armas utilizadas, o modo como foi realizado e até as vítimas.

Melo explica que essas provas técnicas possuem tamanha importância dentro processo criminal, que elas não são descartadas nem mesmo quando o réu é confesso. “A Perícia Oficial em Alagoas deu um salto enorme em qualidade e na autoestima dos Peritos nos últimos dois anos, é bem verdade que estamos ainda muito aquém do estado ideal, mas torço para que o novo governador escute a categoria quando da escolha do nome do próximo Diretor Geral da POAL, para que os avanços em nossa área sejam ainda maiores nos próximos quatro anos”, afirmou o diretor.

A Perícia criminal alagoana ganhou autonomia administrativa e financeira há pouco tempo e após isso os avanços foram vários. Destacando-se a capacitação e entrega de equipamentos, fruto de convênio com a União, cujo investimento ultrapassou a marcar dos dois milhões e neste ano, 37 profissionais aprovados em concurso público foram nomeados o que garantiu a melhoria significativa no desenvolvimento das atividades da Perícia Alagoana.

Fonte: Ascom Poal

Veja Mais

Deixe um comentário