‘Vou estudar durante o Natal’, diz aluna que passou à segunda fase da Fuvest

Arquivo pessoal/Luisa SobieskiAmanda só vai interromper os estudos na noite de Natal

Amanda só vai interromper os estudos na noite de Natal

Debruçada sobre livros e cadernos junto à arvore de Natal é como a estudante Amanda Sobieski, de 17 anos, vai passar esta quarta-feira (24) e a quinta-feira (25) em sua casa, em Presidente Venceslau, no noroeste paulista. Amanda está na segunda fase do vestibular da Fuvest.

Depois de passar "raspando" pela primeira fase, a jovem que acelerar a preparação durante o Natal para chegar bem preparada para as provas discursivas. A segunda fase da Fuvest será nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2015.

"Vou estudar durante o Natal, no dia 24 e no dia 25, tenho de aproveitar todo o tempo possível", diz Amanda, que só vai parar para curtir a ceia e a noite de Natal desta quarta com a família.

A jovem disputa uma vaga no curso de arquitetura e urbanismo do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Amanda acertou 56 pontos na primeira fase, exatamente a pontuação exigida na nota de corte, mas ganhou um "bônus" em sua nota por ter feito todo o ensino médio em escola pública, segundo as regras do programa de ações afirmativas da Fuvest/USP. Assim, sua nota final foi 63 pontos.

A estudante do terceiro ano do ensino médio da ETEC Professor Milton Gazzetti não fez cursinho, por isso as revisões em casa tem sido fundamentais em sua preparação.

"Quero manter o foco neste final de ano. Já passei pela primeira grande peneira, na segnuda fase a concorrência é menor, estou chegando bem perto do meu sonho", afirma.

Ela vai focar os estudos em história, geografia e física nestes dias de Natal. "Vou treinar mais a redação também", garante.

Três dias de prova

A redação será cobrada no primeiro dia da segunda fase, em 4 de janeiro, junto com uma prova com dez questões de português, com interpretação de textos, gramática e literatura. A prova de português vale 100 pontos, sendo 50 para as questões e 50 para a redação.
No dia 5, será aplicada uma prova de 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. A prova vale 100 pontos.

O terceiro e último dia terá 12 questões dissertativas, mas o conteúdo varia de acordo com a carreira escolhida pelo candidato, e pode abordar entre duas e três disciplinas. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. Essa prova, que também vale 100 pontos.
Algumas carreiras têm provas de Habilidades Específicas, que valem 100 pontos. Elas serão realizadas a partir do dia 7 de janeiro.

A primeira chamada dos aprovados no vestibular será feita no dia 31 de janeiro de 2015. A matrícula online ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será feita em 11 e 12 de fevereiro.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário