Estado discute enfrentamento de doenças não transmissíveis

Ascom/SesauExercícios Físicos

Exercícios Físicos

As doenças cardiovasculares, crônico-degenerativas, de causa externa e os transtornos mentais fazem parte do grupo de agravos não transmissíveis com maior prevalência no Brasil. Para implementar ações para o enfrentamento dessas doenças, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza o I Fórum Alagoano de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants), que irá ocorrer nesta quinta-feira (06), às 8h, no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió.

De acordo com a técnica da diretoria estadual de Promoção da Saúde, Ana Lúcia Oliveira, um dos maiores desafios da Saúde é promover a melhoria das condições de vida das pessoas que sofrem com hipertensão, câncer, diabetes; doenças isquêmicas do coração, cérebro-vasculares, renais e reumáticas; além de casos de acidentes, violências e envenenamentos.

“A vigilância epidemiológica da Dants é de fundamental importância para a implementação de políticas públicas voltadas para prevenção, controle e promoção da saúde”, esclarece Ana Lúcia Oliveira. Ainda segundo a técnica da Sesau, o Fórum visa discutir propostas para aumentar os fatores de proteção e reduzir os riscos que certos hábitos de vida impõem.

Programação – O objetivo do Fórum é propor ações de melhorias dos indicadores e incentivar as ações de prevenção dos fatores de risco. Para isso, irão participar das discussões os coordenadores municipais da Promoção da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica.

O diretor estadual de Análise da Situação de Saúde, Herbert Charles, inicia o ciclo de palestras, às 9h30, apresentando a Análise das Dants em Alagoas. Na sequência, a gerente estadual de Promoção da Saúde, Vanessa Carneiro, vai abordar sobre a ficha de notificação de violências: doméstica, sexual e outras violências.

À tarde, as estratégias de enfrentamento das Dants em Maceió serão apresentadas pela técnica do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Cultura de Paz da SMS de Maceió, Hilda Moura, e pela coordenadora das Dants da SMS de Maceió, Rozali Costa.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário