Sábado é dia D da vacinação contra a pólio e o sarampo

A equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza sábado (8) o dia D da campanha contra a poliomielite e o sarampo, que será realizada até o dia 28 de novembro.

Segundo a coordenadora do PNI, Eunice Raquel Amorim, a campanha contra o sarampo já foi realizada em fevereiro deste ano e o prosseguimento assegura a oportunidade àquelas crianças que não se vacinaram ainda. “A meta da campanha contra o sarampo é vacinar 95% de 58.238 crianças na faixa etária de um ano a menos de cinco”, afirma a coordenadora. A vacina tríplice viral protege também contra caxumba e rubéola.

Já para a poliomielite, a meta é vacinar 95% de 65.675 crianças de seis meses a menores de cinco anos. “Não existe tratamento para a doença, por isso, a melhor forma é a prevenção. Os sintomas da doença se assemelham a uma gripe associada a náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea e pode ocasionar paralisia total”, explica Eunice Raquel Amorim.

A coordenadora ressalta ainda que os dias D da campanha ocorrem em 8 e 22 de novembro, com ações para chamar a atenção do público para a necessidade da vacinação. É imprescindível que a mãe apresente o cartão de vacinação das crianças.

Postos de vacinação

Unidades de saúde, Shopping Pátio (Benedito Bentes), Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas), Supermercado Super Giro (Trapiche) e Hiper Bompreço Farol funcionarão como pontos de vacinação para ampliar o acesso à imunização.

A doença

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas. A transmissão acontece de pessoa pra pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário