Câmara derruba cinco dos oito vetos do Executivo

Ascom CâmaraCâmara derruba cinco dos oito vetos do Executivo

Câmara derruba cinco dos oito vetos do Executivo

Cinco dos oito vetos do Executivo a leis aprovadas pelo Legislativo foram derrubados na sessão desta terça-feira (18) na Câmara Municipal de Maceió. A análise destrancou a pauta que estava fechada desde o dia 23 de outubro – durante oito sessões. A sessão contou com a presença dos 21 vereadores, que um a um analisaram os vetos apresentados pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB). Os projetos de lei que tiveram os vetos derrubados pela maioria em plenário serão promulgados e passam a virar lei assim que forem publicados no Diário Oficial do Município.

A sessão foi iniciada com o vereador Silvânio Barbosa (PSB) devolvendo o veto que trancava a pauta e estava sob vista desde a semana passada. Logo em seguida, o vereador Silvio Camelo (PV) pediu a sensibilidade do oposicionista para que ele não fizesse novos pedidos de protelação da pauta.

Os vereadores começaram analisando o veto total ao projeto de lei 6.587/14, da vereadora Fátima Santiago (PP), sobre diretrizes para prevenção e tratamento da depressão pós-parto. Por 12 votos a 8 e uma abstenção, o veto ao projeto foi derrubado mesmo com a orientação do líder do prefeito, Eduardo Canuto (PV), pela manutenção. Ao fim da votação, ele usou a tribuna para lamentar que a bancada não tenha seguido a orientação, mas garantiu que daqui para frente todos os vetos serão previamente comunicados aos vereadores para que ninguém seja surpreendido ao ver seus projetos vetados já quando estiverem publicados no Diário.

O veto parcial ao projeto de lei 6.588/14, de autoria do vereador João Luiz (DEM), que disciplina locais exclusivos nas praças de alimentação para deficientes, idosos e gestantes foi derrubado por 12 a 8 e uma abstenção. O veto ao projeto de lei 6.582/14, de autoria do vereador Kelmann Vieira (PMDB), sobre proibição de propaganda no vidro traseiro dos ônibus foi derrubado por 12 a 7 e com uma abstenção e um voto nulo. Já o projeto de lei 6.585/14, da vereadora Heloísa Helena (PSOL), sobre tempo máximo de espera no transporte coletivo teve o veto derrubado por 16 a 4 e uma abstenção.

O projeto de lei 6594/14 que teve veto parcial do prefeito e dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação de projetos de instalações elétricas em canteiros de obras, foi derrubado, com o empate em 10 a 10 e uma abstenção – para manter seriam necessários 11. O vereador Chico Filho (PP) justificou que seu projeto buscava prevenir acidentes nas obras públicas, já que a construção civil é o setor econômico que mais gera acidentes de trabalho. Ele explicou que a iniciativa privada já toma este tipo de medida na busca por excelência na qualidade dos serviços.

MANTIDOS – O veto ao 6.615/14, do vereador Eduardo Canuto (PV), que estabelece a implantação da ginástica laboral obrigatória, foi mantido por 15 a 5 e uma abstenção. O projeto 6.614/14, do vereador Silvanio Barbosa, que estabelece tempo de espera em atendimento de urgência e emergência em hospitais públicos e particulares teve o veto mantido por 14 a 7 e o projeto 6.601/14, da vereadora Fátima Santiago (PP), que trata da desafetação de bens públicos móveis inservíveis, também seguiu vetado por 14 a 7.

VETOS ANALISADOS:

Projeto de Lei nº 6.588/14 – Autor: vereador João Luiz (DEM) – Veto parcial ao projeto de Lei nº 6.588/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade de ser destinado local exclusivo nas praças de alimentação para deficientes, idosos e gestantes em centros comerciais, estabelecimentos de ensino, shopping centers, hipermercados e supermercados, localizados no município de Maceió. DERRUBADO(12 x 8 e 1 Abstenção)

Projeto de Lei nº 6.587/14 – Autora vereadora Fátima Santiago (PP) – Veto total ao projeto de Lei nº 6.587/2014, que institui a semana de combate e prevenção à depressão pós-parto na rede pública de saúde de Maceió. DERRUBADO (12 x 8 e1 Abstenção)

Projeto de Lei nº 6.615/14 – Autor Vereador Eduardo Canuto (PV) – Veto total ao projeto de Lei nº 6.615/2014, que dispõe sobre a instituição da ginástica laboral como prática obrigatória nas empresas da administração pública municipal direta e indireta. MANTIDO (15 x 5
1 Abstenção)

Projeto de Lei nº 6.582/14 – Autor Vereador Kelmann Vieira (PMDB) – Veto parcial ao projeto de Lei nº 6.582/14, que dispõe sobre a proibição do uso da parte traseira dos ônibus do Transporte Público Coletivo Muncipal de Maceió para propaganda de produtos ou quaisquer outros serviços. DERRUBADO (12 x 7, 1 Abstenção e 1 Nulo)

Projeto de Lei nº 6.585/14 – Autora ereadora Heloísa Helena (PSOL) – Veto parcial ao projeto de Lei nº 6.585/14, que estabelece um tempo máximo de espera os usuários do transporte coletivo no Município de Maceió. DERRUBADO (16 x 4 e 1 Abstenção)

Projeto de Lei nº 6.614/14 – Autor Vereador Silvânio Barbosa (PSB) – Veto total ao Projeto de Lei nº 6.614/ 14,que dispõe sobre o tempo de espera para atendimento em caso de emergência e urgência em hospitais públicos e particulares no âmbito do Município de Maceió. MANTIDO (14 x 7)

Projeto de lei nº 6.601/14 – Autor Vereadora Fátima Santiago (PP) – Veto total ao Projeto de Lei nº 6.601/2014, que dispõe a desafetação de bens públicos móveis considerados superados tecnicamente, de recuperação antieconômica ou inservível ao serviço público. MANTIDO (14 x 7)

Projeto de lei nº 6.594/14 – Vereador Chico Filho (PP) – Veto parcial ao projeto de lei nº 6.594/2014, que dispõe as normas gerais de licitação e contratos administrativos (obrigatoriedade de apresentação de projetos de instalações elétricas em canteiros de obras). DERRUBADO (10 x 10 e 1 Abstenção)​

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário