Alagoas: TSE encontra eleitores aptos a votar mais de um vez; PF investiga

ReproduçãoBiometria serve para votar, comprar e sacar dinheiro

Biometria serve para votar, comprar e sacar dinheiro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou uma varredura em seu banco de dados e descobriu 2.671 eleitores, que passaram pelo recadastramento biométrico, registrados em duas ou mais seções eleitorais. Os casos foram registrados em Alagoas, Amazônia e Goiás.

De acordo com a matéria publicada pelo portal Folha de São Paulo, o TSE informou que a varredura teve início em setembro e até domingo, 05, dia da eleição, não será possível encerrar a verificação em todo o sistema. Acredita-se que serão checados cerca de 80% do banco de dados.

Segundo dados do TSE, com a duplicidade digital, o eleitor poderia votar mais de uma vez no mesmo pleito sem que a situação fosse notada pelo mesário. Em muitos casos, foram constatados indícios de falsidade ideológica e tentativa de fraude eleitoral.

O TSE constatou ainda que uma mesma impressão digital estava registrada em até dez seções diferentes. Além disso, o caso mais grave foi de uma pessoa que poderia votar por mais de 20 vezes.

Após a descoberta da duplicidade digital, o TSE resolveu cancelar o registro mais recente dos eleitores com digitais repetidas em duas localidades e cancelar todos os registros de digitais repetidas em várias seções.

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, informou à Folha que esta é uma medida de precaução, uma vez que não descarta a possibilidade, em alguns casos, de erro operacional do cartório, durante o recadastramento.

O caso será investigado pela Polícia Federal.

Veja Mais

Deixe um comentário