Quatro candidatos e 25 eleitores foram presos no país, informa TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, até as 9h42 deste domingo (5), quatro candidatos e 25 eleitores haviam sido presos no país por cometerem crimes eleitorais. O tribunal relatou ainda que até o mesmo horário haviam sido contabilizadas 218 ocorrências eleitorais no país, sendo que nenhuma delas se refere a “manifestações graves”.

Segundo o TSE, houve 51 ocorrências de candidatos, das quais 4 foram presos e 47 sem prisões. Com eleitores, foram registradas 167 ocorrências, sendo que 25 deles foram presos e 142 sem prisões.

Dos quatro candidatos que foram presos, um deles foi por divulgação de propaganda, dois por corrupção eleitoral e um candidato por “outro motivo”. Três dos candidatos presos são do Rio de Janeiro e um na Paraíba. Os nomes não foram divulgados. Foram registradas outras 47 ocorrências com candidatos, sem prisão: 19 por boca de urna e 28 por divulgação de propaganda.

Segundo o Tribunal, 25 eleitores foram presos no país, sendo 5 pessoas pelo uso de alto-falantes, nove por causa de boca de urna, quatro por divulgação de propaganda, uma por transporte ilegal de eleitores, duas pessoas por corrupção eleitoral, e quatro pessoas por outros motivos. Foram registradas outras 142 ocorrências, mas sem prisões.

O TSE também informou que, até as 9h41, 582 urnas foram substituídas no país, o que representa 0,12% do total de 428.894 urnas disponibilizadas para votação. A maior parte das substituições (137) foi no estado do Rio de Janeiro, seguido por Rio Grande do Sul (84 urnas substituídas) e São Paulo (64 urnas). Até as 9h41, apenas uma seção tem votação manual, no estado do Rio Grande do Norte (RN).

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário