Saúde Mental: usuários dos Caps participam de evento

AssessoriaSaúde Mental: usuários dos Caps participam de evento

Saúde Mental: usuários dos Caps participam de evento

Todo o trabalho realizado pelas equipes que integram os Centros de Atenção Psicossociais (Caps) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ligados a Coordenação de Saúde Mental, será apresentado à sociedade no dia 03 de dezembro, em um grande evento intitulado “Super Ação”, a partir das 15h, no Teatro Deodoro.

Oficinas, peças teatrais, um vídeo documentário, que mostra a história de superação de usuários dessas unidades, e muito mais vão marcar a história da evolução dentro desses centros em Maceió.

Os Caps são instituições que objetivam substituição dos hospitais psiquiátricos – antigos hospícios e manicômios – e de seus métodos para cuidar dos diferentes problemas psiquiátricos e dependência química (álcool e outras drogas). Esses centros são unidades de saúde que contam com uma população específica e que oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação, em um, dois turnos e até 24horas, por uma equipe multiprofissional constituindo-se também uma porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.

No evento, a equipe da coordenação de Saúde Mental organiza a apresentação dos resultados das oficinas realizadas nos Caps, como a de fotografia, capoeira, percussão, pastoril, culinária, artesanato e teatro, com a peça “Superação”, e ainda um vídeo documentário sobre a evolução dos pacientes dos Caps e depoimentos de seis ex-usuários, que superaram suas dificuldades, e hoje voltaram a estar inseridos na sociedade.

“Vamos mostrar as coisas bonitas que fazemos e construímos nos Caps e as belas histórias de superação que temos”, ressalta a jornalista e teatróloga, responsável pelas oficinas de teatro nas unidades, Carla Rossetti.

Maceió conta com o atendimento de cinco Caps

Caps-AD Everaldo Moreira – O único que funciona 24 horas e atende usuários de álcool e outras drogas. Rua Virgínio de Campos, s/n Farol 3326-5502.

Caps Sadir Carvalho – o segundo mais antigo da capital com 15 anos de existência. É destinado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais,, como Transtorno Bipolar do Humor, Esquizofrenia e Depressão crônica. Rua Dr. Osvaldo Cruz, s/n Chã de Bebedouro 3315- 5433.

Caps Rostan Silvestre – Direcionado a pacientes com mais de 18 anos, o centro atende pessoas com transtornos mentais diversos e autistas adultos. Rua José Maia Gomes, s/n Jatiúca. 3337- 4867 Caps Noraci Pedrosa – o mais antigo da capital, funcionando há 17 anos. Funciona de segunda a sexta-feira, de 8h até 17h, e atende a toda demanda do 5º distrito sanitário da capital. Atende a uma média de 800 pessoas com transtornos mentais. Conjunto José da Silva Peixoto Rua “G”, Quadra D-7, Jacintinho 3315-5399.

Capis Dr. Luiz da Rocha Cerqueira – Destinado ao publico infantojuvenil, atende mais de 235 pessoas na faixa etária de 04 a 17 anos, sendo os pacientes autistas ou que sofrem algum transtorno mental. Avenida Getúlio Vargas, s/n Conjunto José Tenório: 3315-2404.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário