Equipe alagoana está entre as oito finalistas de concurso de aplicativos

As oito equipes finalistas do Concurso Apps.Gov já foram anunciadas. Os projetos vão representar os estados de Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A premiação ocorrerá nesta quinta-feira (15), durante o III Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI), no Hotel Hadisson, em Maceió. O objetivo é incentivar a criação de aplicativos que usem dados governamentais para promover soluções inovadoras na oferta de serviços públicos.

Nesta etapa final, cada uma das equipes fará uma breve apresentação para uma banca de jurados sobre a solução desenvolvida. Os aplicativos vencedores serão publicados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, do Governo Federal, e no Alagoas em Dados e Informações, do Governo de Alagoas. Além disso, os vencedores receberão uma premiação especial, especificada no edital do Concurso.

Dentre os projetos que concorrem à primeira colocação no concurso, está o alagoano Cidadão Bem Informado – Convênios e Repasses Federais, que visa facilitar o acesso e a visualização de informações referentes a convênios e contratos de repasses de recursos federais sem fins lucrativos.

Para o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Thiago Ávila, o Portal Alagoas em Dados e Informações é uma excelente fonte de pesquisa para a criação dos aplicativos. “A plataforma apresenta dados governamentais sobre o Estado de Alagoas de forma clara, objetiva e confiável, sendo utilizado, inclusive, para fins acadêmicos”, afirma.

Também representa a região Nordeste, o projeto paraibano Infografia Interativa Utilizando Dados Eleitorais, que oferece um portal de infográficos interativos para a visualização de dados eleitorais dos candidatos do pleito de 2014; e o Recife Games, que visa propagar o conteúdo histórico e turístico da capital pernambucana em uma abordagem “gameficada”.

Do Distrito Federal, o aplicativo Relatório de Informações Sociais atua como um sistema de monitoramento gerencial dos programas, ações e serviços conduzidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Já o Mapas de Oportunidades e de Serviços Públicos reúne e organiza informações sobre oportunidades de serviços, equipamentos e programas públicos identificados no País. Outro aplicativo da unidade federativa é a Consulta e Extração de Informações do Cadastro Único, que promete gerar o perfil de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários no total.

Representando o Amazonas, o SEMEF Mais foi criado para ser um canal de comunicação direta entre a Secretaria de Finanças e o contribuinte. Por fim, o MaPRF, do Rio Grande do Sul, foi criado para facilitar o acesso a dados sobre rodovias federais brasileiras.

O Concurso Apps.Gov é organizado pela Coordenação de Informática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e conta com o apoio da Seplande, do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas.

Fonte: Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário