“Em 2014, quero que meu filho seja mais feliz”

Getty ImagesUm ambiente familiar saudável é fundamental para a felicidade das crianças

Um ambiente familiar saudável é fundamental para a felicidade das crianças

A família, tenha ela o formato que tiver, tem peso decisivo na felicidade de uma criança. Dentro deste núcleo, ela vai aprender, se desenvolver e entender quem ela realmente é. E é tarefa dos pais criar um ambiente propício para que o filho viva momentos felizes.
“Momentos são importantes na vida da criança. Um ambiente familiar saudável é fundamental. Os pais precisam saber separar um dia ruim no trabalho do que acontece em casa, por exemplo. Nem sempre temos bons dias. De vez em quando, ficamos bravos, irritados, mas separe isso e tenha prazer em estar em família. Isso traz paz e aconchego para as crianças”, ressalta Marcia Paiva, pedagoga especializada em educação infantil e psicomotricista da Assessoria Educacional Terceiro Passo.

“Dê atenção aos seus filhos, faça programas em família e ofereça colo em momentos de frustrações”, aconselha Ana Cássia Maturano, psicóloga clínica e co-autora do livro “Puericultura – Princípios e Práticas” (Ed. Atheneu), lembrando que é fundamental que os pais permitam que a criança seja quem ela é, ao invés do que eles desejam.
É também na companhia dos familiares que os pequenos aprendem que a felicidade convive com momentos de angústia e frustração e isso não deve mascarar um momento alegre. “Para que as crianças tenham uma vida satisfatória é importante que possam viver de forma equilibrada as satisfações e frustrações. Vivemos em um tempo em que felicidade é entendida como 100% de satisfação. Isto não existe. É irreal”, afirma Danielle Cristina Wolff, CEO do CEDUC, instituição especializada em criação e gestão de creches corporativas.

Além da família, o brincar também tem importância singular na rotina dos pequenos. Permita que seu filho brinque e cresça através de atividades lúdicas. “Criança precisa ter tempo de brincar. Hoje em dia, observamos agendas cheias e os pequenos impossibilitados de ter esse tempo. Uma criança feliz tem suas necessidades atendidas, seja elas físicas, biológicas ou emocionais. Ela é ouvida e respeitada. Crianças que não são respeitadas pelos adultos que fazem parte de sua vida crescem inseguras e tristes”, analisa Cecília Zylberstajn, psicóloga e psicoterapeuta.

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário