‘É um milagre não haver mais mortes por escorpião’, diz Celso Tavares

Alagoas 24 HorasEscorpião amarelo é o tipo mais encontrado na cidade

Escorpião amarelo é o tipo mais encontrado na cidade

Animais peçonhentos como escorpiões são sempre perigosos pela facilidade com que podem ser encontrados em entulhos espalhados pela cidade. Após a morte da pequena Lara Kauane da Silva, de 4 anos, na última segunda-feira (13), em decorreência do ataque do inseto, o infectologista e diretor de Vigilância da Saúde, Celso Tavares, afirma que “é um milagre” em Maceió não haver mais casos parecidos.

O fato registrado na Rua Augusta, no Jacintinho, deixou a população em alerta. Lara Kauane foi levada para o Minipronto-socorro do bairro onde apresentou piora e não resistiu ao veneno vindo a falecer.

O caso aparentemente incomum é contrariado pelos dados apresentados pela Vigilância da Saúde que registra em Maceió 17 mil ocorrências desse tipo durante os últimos sete anos.

“Claro que nem todos os casos terminaram em morte, mas devemos levar em consideração também que muitos outros sequer foram notificados e é um milagre não haver mais mortes, ou serem divulgadas”, diz o infectologista.

De acordo com Celso, o problema estaria relacionado a uma falta de educação do alagoano em cuidar da sua casa e da sua cidade. “O escorpião só aparece onde há entulhos, então aqui é comum casos desse tipo porque nossa cidade é uma lixeira ambulante. Até um papel de bala jogado na rua já pode se considerar um problema, já que ele contém açúcar, que atrai baratas, a principal refeição dos escorpiões”, diz o infectologista.

A picada do escorpião acaba sendo mortal para crianças, principalmente por não apresentarem sistema imunológico forte ao veneno. Ainda segundo Celso, os adultos não estão livres de um possível óbito, já que quem possui problemas cardiológicos ou pulmonares podem ser agravados com a picada.

“Somente cobrar do governo uma posição não adianta, nem colocar agentes públicos nas casas das pessoas como faxineiros. Se as pessoas cuidassem mais do entorno outros agravantes como a dengue e a lepitospirose seriam reduzidos drasticamente”, desabafa.

Vítima de picada de aracnídeos devem procurar o quanto antes um posto de saúde para ser tratado. “Todos os postos de saúde possuem ampolas com soros para venenos de escorpião”, complementa.

Em Alagoas, a espécie mais comum é a Tytius Stigmurus, mais conhecido como escorpião amarelo, ele é considerado o tipo mais perigoso por levar crianças ao óbito.

Veja Mais

Deixe um comentário