Benefícios e serviços do INSS podem ser obtidos pelo telefone e internet

O cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como fazer inscrição, agendar atendimento para requerer aposentadoria, pensão por morte, benefício assistencial, ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença, através do telefone 135 ou pela internet (www.previdencia.gov.br). O atendimento pelo telefone é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O segurado que está de auxílio doença também pode agendar os pedidos de prorrogação e reconsideração desse benefício pelo telefone 135 e internet.

Alguns benefícios podem ser requeridos por esses canais remotos, como o auxílio-doença, o salário-maternidade e a pensão por morte para dependentes de segurado que estava aposentado ou recebia auxílio-doença. Nesses casos, depois de efetivar os requerimentos, o segurado deve levar a documentação na unidade do INSS selecionada, dentro do prazo de 30 dias, para a conclusão do seu pedido de benefício.

Outros serviços – Também pode ser agendado pelo telefone e pelo site o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como atividade, recolhimento, vínculos e remunerações.

Pela internet, os segurados também podem consultar as perícias médicas agendadas, os processos de concessão de benefícios, revisão e recursos, calendário de pagamento, além dos documentos necessários para o requerimento dos benefícios. Também podem obter pela internet a carta de concessão da aposentadoria e demais benefícios.
É possível, ainda, atualizar endereço e calcular o valor da Guia da Previdência Social em atraso.

Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários podem consultar o Extrato de Pagamento (contracheque) no site da Previdência Social. Esse documento é um comprovante de renda e serve, inclusive, para isenção ou redução no valor das passagens dos idosos nas viagens interestaduais.

Outro serviço disponível na internet é o Extrato Previdenciário, que contém informações sobre vínculos e remunerações que constam do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para acessar essas informações, é necessário fazer uma senha (Cadsenha) em uma das agências do INSS. Esse serviço também pode ser agendado pelo telefone 135 ou internet.

Quem é correntista do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal pode consultar esse extrato nos terminais de auto-atendimento ou pelo portal dos respectivos bancos.

Fonte: Ascom/INSS

Veja Mais

Deixe um comentário