Reordenamento urbano leva ações educativas à orla

Pei Fon Secom/MaceióReordenamento da Orla de Maceió

Reordenamento da Orla de Maceió

A Prefeitura de Maceió retomou, na manhã deste sábado (15), as ações educativas do reordenamento urbano da orla marítima de capital. A ação integrada contou com equipes de fiscalização das Secretarias municipais de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária de Maceió (VISA), e da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU). A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e Bike Patrulha.

Com coordenação do secretário municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, Edmilson Cavalcante, todos os técnicos envolvidos orientaram os ambulantes permissionários no trecho entre a Pajuçara e o início da Ponta Verde. Em cada esclarecimento, foram reforçados o cumprimento do Código de Posturas de Maceió e o uso do espaço público, além das condições de armazenamento e conservação de alimentos e bebidas.

“É possível notar um avanço a partir das ações educativas adotadas desde outubro. Nosso objetivo é preservar a segurança dos maceioenses que trabalham aqui orla para que eles possam oferecer um serviço de qualidade tanto para turistas quanto para todos os alagoanos”, informou o secretário. Ainda segundo explicou, as melhorias visíveis são infraestrutura, a iluminação e a limpeza dos passeios públicos e ciclovia na orla.

De acordo com a coordenadora da Visa na ação deste sábado, Isabelle Vieira, as normas sanitárias têm sido respeitadas, pois fiscais sanitários intensificaram as vistorias desde o final do ano passado. “O ambulante que faz o uso correto no tratamento dos alimentos perecíveis e conservação de bebidas se destaca pela segurança alimentar, pois é um indicativo com cuidado da saúde de turistas e alagoanos”, declarou.

Para Marilene dos Santos, ambulante permissionária, a ação educativa tem quer ser continuada. “Trabalho na orla e não tenho desrespeitei nenhuma norma. O que precisa ser feito é maior fiscalização para que todos os ambulantes trabalhem corretamente”, disse.

Obra irregular
No trecho do Sete Coqueiros, a Superintendência Municipal de Convívio do Controle Urbano conseguiu impedir a construção irregular de uma rampa em um trecho da ciclovia. Segundo explicou Eugênio Nascimento, encarregado da equipe de fiscalização, construções como esta não podem ser feitas. “Se concluída, a obra obstruiria o passeio público e atrapalharia a circulação das pessoas”, disse.

Durante toda a vistoria, a SMCCU também averiguou a existência de pontos de obstrução do passeio público, além da ocupação irregular dos espaços públicos.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário