Operação Carnaval da Sesau garantiu mais de 7 mil atendimentos

Ascom SesauAscom Sesau

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revela que as unidades de saúde estaduais realizaram 7.224 atendimentos durante o Carnaval. Mais uma vez o maior número de atendimentos ocorreu no Hospital Geral do Estado (HGE), que nos cinco dias do feriado registrou 1.700 ocorrências.

Do total de atendimentos registrados no HGE, 906 foram casos clínicos, 98 em decorrência de agressões, 188 em função de acidentes de trânsito e 471 foram acidentes casuais.

Já nos cinco ambulatórios estaduais, foram atendidas 3.431 pessoas, sendo 692 no Dom Miguel Câmara, 626 no Denilma Bulhões e 933 no João Fireman, 378 no Noélia Lessa e 802 no Assis Chateaubrind.

A Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou 708 atendimentos, 82 a mais que no mesmo período do ano passado. A exemplo do ano anterior, o que chamou a atenção foi a quantidade de acidentes envolvendo motocicletas, já que este ano foram registrados 150 atendimentos contra 207 de 2013, representado uma redução de 23%.

Já no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram contabilizados 1.258 atendimentos nos quatro dias de folia momesca. Do total, foram 414 no Samu Arapiraca e 844 no Samu Maceió. Na Hemorrede Pública de Alagoas, que compreende os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar), foram liberadas 149 bolsas de sangue para os hospitais públicos e maternidades.

Para o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o fato de os cinco dias de folia ter transcorrido sem intercorrências, comprova que a estrutura montada para a saúde funcionou, assegurando a população acesso aos serviços do SUS. “Temos que destacar o nível de organização da Operação Carnaval, montada pela equipe técnica da Sesau e executada com empenho e profissionalismo pelos mais de 12 mil profissionais plantonistas”, evidenciou.

Jorge Villas Bôas destacou ainda que a tranquilidade nas unidades da Sesau é reflexo de um trabalho planejado e organizado. “Conseguimos atender a todas as ocorrências e garantir a assistência em saúde a todos aqueles que nos procuraram desde as primeiras horas do Sábado de Zé Pereira até a meia noite da Quarta-Feira de Cinzas”, destacou o titular da pasta da Saúde, ao enfatizar que todas as unidades estiveram abastecidas com insumos e medicamentos para assegurar um atendimento ágil, qualificado e humanizado.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário