Porto de Maceió amplia capacidade para receber navios de grande porte

Alagoas24HorasRosiana Beltrão - administradora do Porto de Maceió

Rosiana Beltrão – administradora do Porto de Maceió

Em visita às obras do PAC do Porto de Maceió, o Ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Pinheiro Silveira falou sobre a inclusão de Maceió nos editais de dragagem e investimentos em segurança e do terminal receptivo.

De acordo com o ministro, vinte Portos em todo Brasil receberão obras de dragagem e o Porto de Maceió está entre os cinco em que as obras iniciam ainda neste semestre. As obras integram o Programa Nacional de Dragagem 2 (PND 2) e incluem aprofundamento, adequação e manutenção de profundidade dos canais e berços de atracação.

“Com a realização da dragagem, o Porto de Maceió aumentará sua capacidade em até 30%, podendo receber uma maior quantidade de navios, sejam eles de carga ou de passageiros, além de poder receber navios de maior porte”, explicou o ministro.

Com as obras de dragagem, o canal será aprofundado, ficando apto para que navios de maior calado, (profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação) possam atracar. Desta forma, o Porto, que hoje tem capacidade para receber embarcações com calado de até 10,5 metros, vai passar a receber navios com calado de 12,5 metros.

Ainda segundo o Ministro-chefe, as obras devem iniciar ainda neste primeiro semestre. “A obra deve durar quatro meses após a assinatura do contrato, com um investimento de aproximadamente 20 milhões. Entretanto, o projeto ainda está em andamento e os valores ainda não foram fechados, mas esta é a estimativa preliminar”, disse Antônio Henrique.

Além das obras de dragagem, o Ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Pinheiro Silveira, anunciou também R$ 1 milhão em investimentos para a segurança do Porto de Maceió e nos estudos preliminares para implantação do terminal receptivo para turistas.

Veja Mais

Deixe um comentário